05 MAI 2024
SERVIÇO
MEC e SES fazem visitas técnicas e avaliam positivamente o Hospital Municipal e a UPA JK
Fotos: arquivo UPA JK
Unidades receberam nota máxima do Ministério da Educação pelo programa de estágios. Secretaria de Estado conheceu programa Telecardio IA

O Ministério da Educação (MEC) realizou uma visita técnica ao Hospital Municipal de Contagem (HMC) e Unidade de Pronto Atendimento JK (UPA JK), no final de abril, para avaliar as atividades de estágio das faculdades parceiras, em particular, a PUC Minas. Essa parceria, que ocorre desde 2018, aloca os alunos na rede SUS para ter uma experiência prática em ambiente médico/hospitalar, oferecendo, em contrapartida, o investimento da instituição de ensino na melhoria dos equipamentos de saúde das unidades.

Na UPA JK, o MEC concentrou sua atenção no internato de medicina da PUC, especificamente nos campos de estágio de cirurgia, urgência e emergência, e clínica médica. “Durante a visita, os representantes do Ministério elogiaram as instalações e o ambiente de aprendizado proporcionado aos estudantes. Os resultados foram excepcionais, com a nossa instituição alcançando a nota 5, que é a máxima”, disse a gerente do local, Betânia Claudiano.

De acordo com ela, atualmente, a UPA JK recebe, aproximadamente, seis acadêmicos de clínica médica, seis de urgência e emergência, e três de cirurgia geral, como parte dos programas de internato.

De acordo com Alisson Leocádio, RT Médico do HMC, a gestão do hospital também foi amplamente parabenizada pelo MEC, destacando-se pela eficiência e pela qualidade dos serviços prestados. “Receber a nota máxima do MEC é o reconhecimento do trabalho árduo de toda a equipe, da excelência dos serviços que oferecemos e da qualidade do ensino que ofertamos. Os elogios à nossa estrutura, organização e limpeza são reflexo do nosso compromisso com a qualidade e com o bem-estar dos pacientes”, destacou.

“Estamos orgulhosos dos resultados alcançados e comprometidos em continuar buscando maneiras de aprimorar nossos serviços, oferecendo sempre o melhor atendimento possível à nossa comunidade", ressaltou Alisson.

Diante da nota máxima conquistada na avaliação realizada pelo MEC, o HMC e as UPAs reafirmam seu compromisso com a excelência educacional e o aprimoramento constante de seus serviços.

Para a superintendente das UPAs, Beatriz Palhares, “a parceria com instituições de ensino como a PUC Minas demonstra o valor do trabalho conjunto na formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios da prática clínica”. “Esse reconhecimento não apenas enche de orgulho a equipe assistencial, mas também reforça a confiança da comunidade na qualidade do atendimento oferecido pela instituição”, completou.

Projeto Telecardio IA

Outro foco de visita na UPA JK foi o projeto que aplica inteligência artificial na elaboração de diagnósticos de pacientes na cardiologia. “Os dias de visita foram marcados pela presença da Secretaria Estadual de Saúde, interessada no projeto "Telecardio IA", implementado na UPA desde 2022 em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim”, afirmou a Betânia Claudiano.

O projeto, que consiste na utilização de inteligência artificial para leitura e laudo de eletrocardiogramas, despertou o interesse das autoridades de saúde estaduais, que buscam expandir essa iniciativa para outras unidades de pronto atendimento. “A visita foi acompanhada de satisfação e reconhecimento pelo trabalho realizado na UPA JK, consolidando o hospital como referência não apenas em assistência médica, mas também em inovação tecnológica na área da saúde”, informou a RT Médica Ângela Deise.

Texto: Davi Souza

Fotos (anexo): Arquivo UPA JK

Autor: estagiário Davi Souza, supervisionado pelo jornalista Etiene Egg / Edição: João Cavalcanti