24 ABR 2024
GABINETE DA PREFEITA
REGIONAL RESSACA
SERVIÇO
Inauguração de Cemei na Ressaca reforça a ampliação de vagas e do atendimento na educação infantil
Foto: Janine Moraes/PMC
Foram investidos mais de R$4 milhões na construção da unidade, que vai atender crianças na faixa etária de 1 a 5 anos

Na manhã desta quarta-feira (24/4) foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Darcy Maria de Oliveira Melo, na região Ressaca. A construção da nova unidade reforça o empenho da Prefeitura em ampliar e qualificar a educação de crianças no município. A nova unidade vai receber 152 crianças de 1 a 5 anos, atendendo a uma demanda da região.

Com uma grande procura por atendimento para a educação infantil, a prefeita Marília Campos impulsionou a ampliação das vagas e destacou que as matrículas são realizadas considerando critérios objetivos, disponíveis à toda população. “Agora, em Contagem, as vagas são preenchidas com um critério transparente, sem apadrinhamento. Esse ano estamos entregando seis unidades de educação infantil e aos poucos vamos ampliando para poder atender toda a demanda”.

Ainda sobre a nova unidade, mais um investimento da Prefeitura na região do Ressaca, Marília ressaltou a importância da presença das crianças na escola. “Quando a criança começa desde cedo na escola, ela tem muito mais facilidade para aprender. A gente também sabe que as mães e pais têm que trabalhar e deixar seus filhos e filhas em um lugar seguro. Nosso compromisso, ao construir mais escolas, é com a educação de qualidade, com a educação infantil”.

Com investimento superior a R$ 4 milhões, o novo Cemei possui instalações confortáveis, acessíveis e
adequadas à educação de crianças de 1 a 5 anos - Fotos: Janine Moraes/PMC

A secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, celebrou a entrega de mais um Cemei. “É um dia de muita alegria, de muitas realizações para a gente da Secretaria de Educação, da Prefeitura e dessa comunidade, que esperou por muito tempo a chegada desse Cemei”.

Michele Rodrigues, moradora da região há 3 anos, tem a filha Maria Clara, 4, matriculada no Cemei. “Ela gosta bastante, dos amiguinhos, da professora. A escola é excelente, bem organizada”, disse. A mãe também relata que não teve dificuldades para fazer a matrícula da criança. “Não tive nenhum problema. Fiz a inscrição aqui na escola, foi bem fácil”.

Letícia Gomes também não teve dificuldades para matricular a filha, Lavínia, 4, na unidade. “Ela começou em outra escola e eu consegui a transferência para cá. Ela está adorando, não gosta de faltar e brinca bastante. O que eu mais gosto aqui é o cuidado, são todos muito atenciosos”.

Durante o evento houve apresentações artísticas das crianças do Cemei Darcy Maria de Oliveira Melo, com a música ‘Que abraço bom!”, e das crianças do ‘Escola Viva’ com a música “Vamos construir”. A ‘Turma do Contagito’ também fez a alegria das crianças com muita dança e música.

Crianças do Programa Escola Viva e do Cemei Maria de Oliveira Melo fizeram apresentações artísticas para os presentes à inauguração - Fotos: Janine Moraes/PMC

Também estiveram presentes o vice-prefeito Ricardo Faria; os secretários municipais de Governo, Pedro Faria; e de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; a superintendente de Juventude, Camila Marques; o vereador Rogério Marreco; a equipe da Secretaria de Educação, e lideranças locais.

Cemei Darcy Maria de Oliveira Melo

Projetado para receber até 188 crianças de 4 e 5 anos, o Cemei, vai trabalhar com a capacidade de 152 crianças, para atender a demanda da região por turmas de 1 a 3 anos, que requerem um número menor de crianças por sala.

O novo Cemei conta com salas de atividades, lactário, fraldário, solário, sanitários acessíveis, área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos, sala multiuso, refeitórios, pátio coberto, playground e outros ambientes. O investimento total foi superior a R$4 milhões.

A unidade foi nomeada em homenagem a Darcy Maria de Oliveira Melo, professora que, ao lado de sua mãe, Antônia Ferreira de Oliveira, fundou a primeira escola na região do Ressaca, em 1961, onde hoje se encontra a igreja Virgem dos Pobres.

Darcy e Antônia conseguiram, posteriormente, um terreno para a construção de uma escola, atualmente chamada de Escola Estadual José da Silva Couto, onde Darcy Maria lecionou, foi supervisora e vice-diretora por mais de 20 anos. Ela também ofereceu cursos profissionalizantes gratuitos de corte e costura. Aposentou em 1989 e faleceu em 1996.

A família da professora Darcy também esteve presente na inauguração e celebrou a homenagem, como disse sua neta, Letícia de Oliveira. “Celebramos um legado que ‘vó’ deixou, foi educadora de muitos, conhecida por todos. Ela e minha ‘bisa’ foram professoras na região em uma época em que não existia nada aqui”, disse. “Nos resta celebrar esse legado e levar as histórias delas. É um orgulho ver o nome dela na porta da escola e acho que não haveria outro nome para representar esse Cemei”, completou.

A prefeita Marília também destacou a homenagem e sua história com a cidade. “Pessoas como a Darcy merecem essa homenagem. Histórias como a dela fazem parte da identidade da nossa cidade”.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: jornalista Fernando Dutra / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo