11 ABR 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL PETROLANDIA
Prefeitura realiza obra escolhida pelos moradores e gera mais bem-estar e tranquilidade para região
Intervenção e ampliação do sistema de drenagem vai contribuir com a redução dos alagamentos, gerando mais segurança para moradores e quem transita na região

Uma nova obra, selecionada pela comunidade por meio do Conselho Regional de Petrolândia, está sendo executada pela Prefeitura de Contagem. Desta vez, os beneficiados serão os moradores da rua 18, no bairro Beija Flor, onde está sendo executada intervenção para ampliar a rede de drenagem. A iniciativa fortalece o compromisso da gestão de ter um governo participativo e fundamentado no diálogo, que visa atender às necessidades específicas de cada comunidade.

"Só temos que agradecer a essa gestão por nos dar voz ativa.
É muito gratificante e prazeroso saber que nossos pedidos
estão sendo atendidos e realizados."

Adson Miranda Pereira, morador do bairro Beija Flor

A obra consiste na ampliação do sistema de drenagem com implantação de manilhas/rede (canalização de concreto), por onde passa a água de chuva, captada pelas bocas de lobo e sarjetas, que também serão instaladas. A ampliação da rede de drenagem é essencial para prevenção de alagamentos, o que garante mais segurança e tranquilidade para os moradores locais.

Além da rua 18, a avenida Tropical também será contemplada com bocas de lobo e sarjetas, o que irá contribuir ainda mais com o sistema de drenagem local.

Pedido da comunidade foi atendido pela Prefeitura e obra de drenagem vai garantir mais tranquilidade e segurança aos moradores. Fotos: Jhonatan Otero/PMC

"É um problema que temos há muito tempo, só quem passa por esse tipo de situação sabe como é difícil, a chuva vinha junto com o medo dos alagamentos. Mas agora com o início dessa obra nós, moradores, nos sentimos muito mais tranquilos e seguros. Só temos que agradecer a essa gestão por nos dar voz ativa. É muito gratificante e prazeroso saber que nossos pedidos estão sendo atendidos e realizados", destacou o morador do bairro Beija Flor, Adson Miranda Pereira, 38.

Para a administradora da Regional Petrolândia, Letícia da Penha, é fundamental a participação popular para a construção de uma cidade democrática. “A atual gestão valoriza imensamente a voz do povo, pois é por ela que construímos uma cidade para todos”, ressaltou.

Letícia da Penha lembrou que a Prefeitura está transformando o pedido dos moradores em realidade, mas a população também precisa fazer a sua parte. “Essa é uma obra de extrema importância que irá proporcionar mais segurança e sossego para a comunidade. Porém, vale lembrar que a luta contra os alagamentos é um trabalho conjunto entre governo e população. A Prefeitura segue fazendo a parte dela, mas os moradores precisam fazer a deles e não descartar lixo de forma irregular”.

De acordo com a lei nº 188/2014, que define políticas e diretrizes de limpeza urbana na cidade, o descarte irregular de lixo é passível de notificação e multa, que pode variar de R$ 50 a R$1.500,00.

“Jogar lixo e resíduos inservíveis nas ruas pode acarretar o entupimento dos sistemas de drenagem, o que obstrui a passagem da água e gera alagamentos. Estamos realizando a obra de drenagem, agora contamos com o apoio da população para descartar lixo e resíduos da forma correta”, destacou Letícia.

Fale com a Regional Petrolândia

Para solicitar reparos, tapa-buraco, limpeza de grelhas e bueiros, manutenção na rede de drenagem, entre outros, a população deve entrar em contato com a Administração Regional Petrolândia, pelo WhatsApp 3352-5618, ou no telefone fixo 3352-5618 ou, pessoalmente, na rua Refinaria Duque de Caxias, 633 - Petrolândia (prédio da Drogaria Araújo).

Autor: Estagiário Murilo Luis sob supervisão e edição da jornalista Ana Paula Figueiredo