08 MAI 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL RIACHO
Segurança no trânsito: moradores da região Riacho já sentem os benefícios do Programa "Asfalto Novo"

A Prefeitura de Contagem tem dado continuidade às obras do Programa “Asfalto Novo” por todas as oito regiões da cidade, melhorando o tráfego de veículos e levando mais segurança a todos que circulam pelo município. O programa foi implementado para solucionar o problema antigo da quantidade de buracos nas ruas e avenidas e, no Riacho, os moradores das ruas Rio Hudson, R e S já estão aproveitando os benefícios da nova pavimentação.

“Os buracos acontecem porque a pavimentação da cidade é antiga e vem perdendo sua qualidade com o passar dos anos. Por isso a gestão atual, não só investiu em ações de manutenção, como a Operação Tapa-buraco (OTB), mas também criou o ‘Asfalto Novo’ de revitalização das principais vias”, explicou o subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota.

Nas duas primeiras etapas do programa, na região do Riacho foram revitalizadas 20 vias e, atualmente, a Prefeitura trabalha em mais 14 ruas e avenidas. Além das já concluídas ruas S, Rio Hudson e R, os trabalhos já iniciaram na avenida Coronel Jove Soares Nogueira e nas ruas Geremias Alves e Leblon. Também estão incluídas no programa a avenida General David Sarnoff; as ruas Jorge Justino dos Santos, Rio Xingu, Rio Pardo, Rio Colorado e Tom Jobim e o beco José Maria Lacerda. Vale observar que todas elas recebem novo pavimento, obras complementares necessárias em alguns casos, como sistema de drenagem (sarjetas e bocas de lobo) e recomposição de meio fio e novas sinalizações.

Além de recapeadas, as vias também vão receber nova sinalização, que garantem mais segurança, e adequação das sarjetas
e bocas de lobo, para melhorar o escoamento da água de chuva - Fotos: Ronnie Von/PMC

O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, ressaltou que revitalizar as vias é uma das prioridades da gestão. “Estamos promovendo mudanças reais no cotidiano de cada morador. Quando olhamos para os números de vias e de investimentos ficamos impactados, mas o que é significativo é quando andamos pelas ruas e percebemos nas conversas com a comunidade as melhorias na vida de cada morador”.

A conselheira regional, Norma Cotta,  agradeceu, além da Prefeitura como instituição, aos trabalhadores que realizam as obras de revitalização e contribuem com uma cidade melhor. “Vejo os esforços de todos e estou muito feliz com os resultados, principalmente agora, que o Asfalto Novo está na minha rua. Ficou excelente”.

Ao todo, a Prefeitura de Contagem está melhorando as condições de 351 vias com o Programa “Asfalto Novo”, que conta com um investimento de R$136 milhões. Esses números correspondem a 17% de toda a malha viária do município, totalizando 303,5 km de asfalto.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC

Autor: jornalista Laura Adler / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo