O 1º Arraiá da Estação Juventude levou muita festa e diversão para os jovens da cidade, na última sexta-feira (30/6), no Eldorado. O local e seu entorno foram devidamente decorados para o evento com muito colorido. A programação contou com a presença dos empreendimentos da Economia Solidária, que comercializou comidas e bebidas. Além disso, muitos enfeites característicos da época dos festejos juninos deram um ar típico à Estação Juventude.
O concurso de caracterização empolgou os jovens presentes assim como a quadrilha. Durante a noite foram oferecidas oficinas de forró e maquiagem junina e também foram arrecadados livros para a biblioteca da local em troca de maçãs do amor. O som ficou por conta do Rap da Quebrada e do Trio Borborema, que apresentou o melhor do forró pé de serra.
A superintendente de Políticas para as Juventudes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Camilla Marques, ressaltou a importância do evento para a ocupação do espaço, recém-inaugurado, e a socialização dos jovens: “Estamos felizes com o 1° Arraiá da Estação Juventude. Completamos três meses de inauguração e a alegria é ver que os jovens da cidade estão começando a ocupar esse espaço, que foi feito por eles e para eles”.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, destacou que “o Estação Juventude vem se consolidando, cada vez mais, como um movimento de arte, cultura e identidade para a população jovem da cidade. Estamos incluídos no calendário festivo junino da cidade, contando sempre com os jovens e celebrando uma festa, que é tão tradicional e querida”.
A jovem Thayna Silveira Soares,17, destacou que sempre que pode frequenta a Estação Juventude “Venho muito para a Estação, principalmente para estudar melhor para o pré-vestibular, já que aqui tem diversos espaços tranquilos que posso ler e utilizar os computadores”.
Quéren Hapuqie, 18, é frequentadora da Estação e também curtiu bastante o Arraiá “O Arraiá está perfeito! Gosto muito da Estação, sempre que posso estou aqui para fazer as atividades e rever os meus amigos e amigas. É um lugar onde somos ouvidos, temos lugar de fala e espaços para nos expressar”.
Estação Juventude
A Estação Juventude, inaugurada em março deste ano e faz parte do “Programa JUV Contagem”, foi idealizada por meio de convênio do Programa “Mais Direitos Humanos”, promovido pela Prefeitura de Contagem e coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o Instituto Promover (Iphac).
O espaço, destinado para os jovens contagenses, entre 15 e 29 anos, tem salas de dança e lutas; estúdio de gravação de músicas e de podcast; sala de computadores; salas de coworking, auditórios e espaços para apresentações culturais; salas multiuso para oficinas; equipe multiprofissional e atendimento psicossocial (psicólogo e assistente social).
Para fazer das oficinas ofertadas no espaço, basta se inscrever no link https://linktr.ee/maisdireitoshumanos.
A Estação Juventude fica localizada na Av. João César de Oliveira, 174, bairro JK, e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Galeria Arraiá Estação Juventude 1. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC
Galeria Arraiá Estação Juventude 2. Fotógrafa: Yara Vitória/PMC