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JUL
04
04 JUL 2023
SAÚDE
SERVIÇO
Ouvidoria do SUS é canal para registros de manifestações referentes aos serviços de saúde
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Todo usuário do SUS Contagem tem um canal específico de interação com a administração pública à disposição para atendê-lo. Qualquer demanda sobre o serviço de saúde pública do município pode ser registrada na Ouvidoria do SUS. Dúvidas, sugestões, denúncias, elogios e reclamações podem ser manifestados pelos cidadãos por meio deste canal. No primeiro quadrimestre deste ano, foram recebidas 2.835 manifestações da população. 

São cinco canais disponíveis para acionar a Ouvidoria do SUS Contagem, estrategicamente pensados para ser mais acessível a todos. As informações do manifestante são recebidas pelos atendentes, que fazem o registro do relato do usuário no Sistema Ouvidor SUS, gerando um protocolo de atendimento. Na sequência, a solicitação é enviada para apuração no setor responsável, e, em seguida, é feita a elaboração da resposta referente ao assunto registrado.  

O prazo para retorno da demanda é de até 20 dias, sendo prorrogável por igual período com justificativa. Para a conclusão da manifestação, o solicitante recebe a resposta pelo Sistema Ouvidor SUS.  

Conforme explicou a ouvidora do SUS Contagem, Adélia Batista, este é um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores. “A Ouvidoria tem um papel muito importante de instrumento de gestão e também de participação cidadã na rede pública de saúde. O usuário conta para a administração por meio dos canais como está o serviço. Então, a partir dessa narrativa do usuário, o gestor utiliza estes indicadores para saber como melhorar o serviço ofertado”, pontuou. 

Em Contagem, a Ouvidoria do SUS produz um relatório com as informações processadas no período de quatro meses. O documento é publicado no Portal Transparência do município e fica disponível para todos que tenham interesse em acessar.  

Ouvidoria itinerante 

Ainda de acordo com Batista, neste ano, a Ouvidoria do SUS Contagem começou a participar da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, mais conhecida como Rede Ouvir, que abrange ouvidorias de diversos órgãos do Estado, com o objetivo de estimular a expansão do instituto da ouvidoria pública. “Na última semana, a Ouvidoria do SUS Contagem recebeu usuários para registro de manifestações, na praça da Estação, com a Rede Ouvir. É muito importante dizer para sociedade que ela pode acessar as informações ligadas aos órgãos públicos”, finalizou.  

Canais Ouvidoria do SUS Contagem:  

  • Presencialmente: das 8h às 17h, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (av. General David Sarnoff, 3113 - Cidade Industrial - Contagem) 
  • Telefones: 0800-283 2947 / 3472-6275 
  • WhatsApp: (31) 9257-0653   
  • E-mail: ouvidoria.sus@contagem.mg.gov.br  
  • Manifestação via Web:  http://ouvprod02.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPortal.do  
Autor: Laura Oliveira / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
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