Gestores da Prefeitura de Contagem se reuniram com representantes do Camelódromo do Eldorado, nessa quinta-feira (15/6), para apresentar o projeto que inclui o centro comercial no novo Espaço Popular do Eldorado. A proposta do governo municipal acolhe os pedidos dos empreendedores e reforça o compromisso de fortalecer o diálogo entre Poder Público e comunidade.
De acordo com o projeto, todos os 206 boxes existentes no camelódromo serão mantidos no Espaço Popular (antigo Boulevard Portugal), construídos em alvenaria, com dois níveis, escadaria e elevador para acessibilidade e possibilidade de implantação de energia solar. Desta forma, todas as famílias que têm como fonte de renda a atuação no centro comercial serão beneficiadas.
A prefeita Marília Campos ressaltou que o projeto foi elaborado conciliando os interesses dos feirantes com os do governo. “Recebemos os representantes da associação do Camelódromo para apresentar o projeto arquitetônico que contempla o interesse do município, que é um praça para ser um lugar de encontro da cidade, ao mesmo tempo, preservando a atividade econômica, com os 206 boxes na praça”.
Ela aproveitou a oportunidade para explicar os próximos passos para que as benfeitorias sejam executadas. “Vamos apresentar o projeto para todos os proprietários dos boxes a fim de chegarmos a um consenso, desenvolver o projeto executivo para realizar a licitação e, logo depois, discutirmos a agenda de obras. Vamos continuar dialogando para permitir a execução das obras e ao mesmo tempo a atividade econômica dos trabalhadores”.
Os representantes do Camelódromo destacaram a parceria entre o governo municipal e os comerciantes, lembrando que a Prefeitura se preocupou em atender as reivindicações sugeridas e aperfeiçoou o projeto, a fim de criar um novo espaço de promoção da cultura e do lazer para a cidade e também que impulsione a atividade econômica das famílias.
"Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto, chegamos a um denominador mais próximo ao que buscamos”, disse o presidente da Associação do Camelódromo, Salomão Elias.
“Também agradeço a equipe da Prefeitura por esse projeto do Espaço Popular, que vai contemplar as 206 lojas, mais de mil famílias beneficiadas. É a valorização desse patrimônio da cidade e a geração de empregos”, reforçou Alexandre Magno, coordenador do camelódromo.
Outro assunto tratado na reunião foi a regularização dos feirantes. Esta medida vai assegurar aos trabalhadores condições de atuação no centro comercial. Assim, todos terão respaldo legal para exercer atividades como comerciantes em um empreendimento. O propósito é garantir, de forma individual, que a permissão de uso ao novo espaço recepcione quem efetivamente trabalha no camelódromo.
“A Procuradoria-Geral do Município (PGM) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) vão tomar todas as providências junto à Associação do Camelódromo para legalizar os empreendedores. É o diálogo mais uma vez vencendo e permitindo que a cidade fique cada vez melhor”, afirmou Marília Campos.
Confira a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC