A temporada 2025 do Arraiá de Contagem chegou ao fim com uma grande festa na Regional Ressaca, realizada neste sábado (26/7), na Praça do Divino, no bairro Jardim Laguna. O show do cantor Sandiego levou muito sertanejo, forró e animação ao público, que também se encantou com a última apresentação da quadrilha Chic-Chic, agora reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial da cidade de Contagem. O Arraiá de Contagem aconteceu em todas as regiões da cidade, nas oito regionais da cidade de Contagem.
“Foi muito importante, porque a gente precisa de bons motivos para encontrar com a nossa população. São as praças de Contagem, os nossos parques, é o Arraiá que se transforma em um grande instrumento de aproximação, de convívio e de encontro. E aqui a cultura é de graça, é para todos e acontece em todas as regiões da cidade. Assistimos agora à Chic-Chic e daqui a pouco vamos assistir ao Sandiego, que é morador de Contagem, porque a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, fortalece o talento da casa, o talento de Contagem”, declarou a prefeita Marília Campos.
Ao longo do mês de julho, o Arraiá de Contagem percorreu todas as oito regionais administrativas da cidade, ocupando praças e ruas com uma programação gratuita e plural. Foram noites de celebração à cultura popular, com muita música ao vivo, apresentações de quadrilhas, comidas típicas e a presença marcante das barracas da Economia Solidária, valorizando o trabalho e gerando renda para a população contagense. A quadrilha Chapéu de Palha, da Regional Petrolândia, também brilhou em sua participação, emocionando o público na sexta-feira (20/7), com sua performance repleta de identidade e tradição.
O evento reafirma o compromisso da Prefeitura de Contagem com a descentralização da cultura, fortalecendo as expressões artísticas nos territórios e promovendo o acesso à arte como direito de todos. Cada regional foi palco de encontros intergeracionais e comunitários, transformando o espaço público em lugar de convivência, lazer e pertencimento, além de áreas instagramáveis e espaços dedicados à diversão para todas as idades.
Além de fomentar o entretenimento e fortalecer os laços sociais, os arraiás foram importantes vitrines para artistas locais e grupos culturais. A participação ativa da comunidade, das quadrilhas e dos empreendedores solidários mostra que a cultura vive e pulsa em cada canto da cidade, com potência e diversidade. Subiram aos palcos nomes conhecidos do público contagense, como Pedro Rocha, Sandiego, Poliane Reis e a dupla João Marcos e Maurinho.
Para a cantora Poliane Reis, participar do evento é sempre especial. “Pra mim foi um prazer imenso fazer mais uma vez o Arraiá de Contagem. Eu já fico o ano inteiro esperando a data, porque é sensacional! Os shows são maravilhosos, as barraquinhas são ótimas e, sem contar, o povo de Contagem — muito acolhedor e carinhoso. Sempre que canto aqui, sinto esse carinho. Tenho um apreço enorme pela Marília também, então encontrá-la nesses momentos torna tudo ainda mais especial”, afirmou.
O cantor Sandiego também expressou sua gratidão. “É sempre uma alegria imensa fazer parte dessa grande celebração da nossa cultura! Participar do Arraiá de Contagem e sentir a alegria do nosso povo é muito emocionante. Gratidão à Prefeitura de Contagem e à Secretaria de Cultura por seguirem valorizando os artistas locais e espalhando festa por todos os cantos da cidade. Que venham muitos outros encontros como esse”, afirmou.
A vendedora da Economia Solidária, Júlia Soares, de 21 anos, também celebrou a participação. “Eu sou estudante de odontologia. Trabalho com os meus pais — e aí eu trabalho com a Pink Lemonade. É a primeira vez que a gente participa nesta edição. Tá sendo muito bom, o público aqui é bem legal, bem receptivo, a gente tá gostando bastante”, destacou.
Frequentador assíduo, Marcos Antônio, de 45 anos, morador do bairro Xangrilá, também fez questão de marcar presença. “Eu tenho vindo aqui desde que me mudei para Contagem, há seis anos. Tenho frequentado todos os anos as quadrilhas e os eventos que a Prefeitura e a Cultura têm proporcionado pra gente. E as barraquinhas também, uma diversidade de coisas que tem para a gente desfrutar”, afirmou.
Membro da quadrilha Chic-Chic, Bruno Henrique, de 19 anos, comentou sobre o esforço e a paixão pela dança. “É um alívio, graças a Deus, porque é muito cansativo pra gente, mas é uma coisa que a gente gosta, ama fazer. E todo ano é a mesma emoção, é o mesmo gosto, não deixo de gostar. Eu faria de novo, mesmo pelo cansaço. Isso aqui é o que eu gosto. Então, pra mim, quanto mais dança, melhor”, reforçou.
Natália Flávia, de 37 anos, também integrante da Chic-Chic, falou com emoção sobre a última apresentação. “Hoje, com o coração quentinho, a gente entrega a última dança para Contagem, mas com o dever cumprido”, concluiu.
Com o fim da temporada junina, a Prefeitura de Contagem agradece a participação de todas as comunidades. E já adianta: vem muita coisa boa por aí. A programação cultural de aniversário promete agitar ainda mais a cidade!
Clique aqui e veja a galeria de fotos.