Nesta quinta-feira (24/07), a tarde na região Eldorado foi repleta de muita animação, dança e interatividade com a celebração do IV Arraiá da Maturidade, no Big Shopping. O evento contou com a presença de idosos e familiares que se divertiram com a apresentação do músico Adriano Traquino e a tradicional Quadrilha Chic Chic.
A festa teve como tema “Um encontro cheio de alegria, tradição e celebração da vida!” e é uma das atividades propostas pelo Programa “Contagem na Maturidade” que visa promover momentos de descontração e bem-estar, além de valorizar a cultura brasileira.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, estava presente para prestigiar o evento e ressaltou a satisfação de poder ver o encontro e a diversão da população idosa:
“É uma alegria estar aqui. Sempre que a gente se encontra, eu saio fortalecido,
revigorado e com a convicção que nós estamos no caminho certo,
construído com muito afeto e esperança”.
Marcelo Lino, secretário de Direitos Humanos e Cidadania
O secretário ainda destacou a relevância do trabalho contínuo para uma cidade mais inclusiva. “A população idosa é muito importante para a atual gestão, por isso a presença deles nos espaços é muito significativa para nós. É válido ressaltar que a maturidade está sempre na pauta e preocupação da gestão, buscando políticas que protagonizam a pessoa idosa”.
A superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Ivone Pereira Castro Silva, comentou a felicidade em celebrar com a melhor idade e reforça a necessidade de preservação da história. “Essa é a festa que celebra nossas raízes e a nossa cultura. A maturidade é vida e é muito gratificante poder expressar a nossa alegria nesse momento tão importante para o povo brasileiro. É tempo de festa mas também de preservar nossas tradições. Por isso, quero parabenizar cada um que esteve presente nesse encontro mais que especial”.
Inclusão e alegria
Antônio Rosa Filho, morador da região Nacional, entrou para o programa recentemente e relatou a sensação de participar da festa e ainda elogia o clima agradável e receptivo: “Essas comemorações não podem acabar, tudo que for bom no mundo, nós temos que acompanhar. Isso aqui é uma coisa muito boa, eu estou maravilhado com tudo isso. É muito bom para nós saber que na nossa cidade tem uma festa igual a essa. Que você pode ser bem recebido, ser tratado com carinho e respeito”. “Isso é uma cultura e não pode acabar. Eu estou com 92 anos mas com o pensamento de pessoa de 18 anos. Então, tudo que falar que é bom, pode me chamar que eu estou presente”, completou.
Cleo Vericio, da região Ressaca, adora interagir com as pessoas e relatou sua admiração pelas festas proporcionadas para a melhor idade. “Os eventos patrocinados pela Prefeitura, direcionados à Contagem de maturidade, até as pessoas com mais de 60 anos, é tudo de bom e de melhor que existe em Contagem. O grupo é sempre muito animado, as atividades são muito boas. Todos os eventos têm uma participação muito grande. Eu acho que a Prefeitura está fazendo o máximo para essa turma, que tem muita alegria e animação”.
Cleo está há quase três anos no “Contagem na Maturidade”, participa de praticamente todas as atividades do programa - algumas delas são ioga, ginástica e artesanato. Ela comentou, ainda, que toca tambores com o grupo da Namastreta em vários eventos da cidade.
Por fim, Cleo enfatizou a importância de continuar promovendo eventos para a maturidade. “Eu acho que a maturidade precisa disso, desse cuidado. Não é só saúde, tudo isso também faz parte do nosso bem-estar. A nossa população está cada dia mais idosa, então precisamos estar muito atentos e ativos”, disse. “Todos os programas, tanto das partes físicas, quanto os eventos sociais, nos trazem toda essa qualidade de vida para a maturidade de Contagem. Que o ‘Contagem na Maturidade’ seja uma política de Estado, sendo um programa contínuo que sempre irá beneficiar a população idosa”, completou.