Gestores do governo municipal receberam, na manhã desta terça-feira (13/6), integrantes da Prefeitura de Belo Horizonte. A reunião teve o objetivo de debater estratégias para melhorar a mobilidade na região metropolitana e o transporte público em Contagem, na capital mineira e demais cidades do entorno.
A equipe de Belo Horizonte apresentou o projeto do Corredor Amazonas Vetor Oeste Barreiro, que prevê a criação de mais de 24 km de vias para receber o sistema BRT, além de faixas exclusivas para ônibus e integração com o serviço metropolitano de transporte. Como a avenida, que tem um fluxo diário de 840 mil pessoas, e faz conexão com Contagem, o município está se inserindo nas discussões e na construção dos projetos de mobilidade para o local.
A prefeita Marília Campos propôs a ampliação do debate, ressaltando que a transformação da mobilidade nas cidades metropolitanas passa pelo investimento em diversos meios de transporte além do rodoviário, como ciclovias e trens. “Discutimos a mobilidade de forma mais ampla. Propus incluirmos nessa discussão o transporte sobre trilhos, implantação de ciclovias e a integração do transporte rodoviário, lembrando também da Via Expressa, sobretudo porque o impacto de trânsito gerado pelo novo estádio (Arena MRV) será todo em Contagem”, pontuou.
A criação de um instrumento de articulação e amplificação das discussões acerca da mobilidade também foi solicitada por Marília Campos. A prefeita de Contagem pediu que os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte fossem convidados para novos encontros que busquem desenvolver e implementar um projeto completo de integração dos sistemas de transporte público viário e ferroviário dessas cidades.
Participaram da reunião, a prefeita Marília Campos e sua equipe, o secretário municipal de Obras, Rômulo Perilli, o presidente da Transcon, Santclair Terres, além das secretárias de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão, e Desenvolvimento Urbano, Mônica Cadaval. E também os gestores da Prefeitura de Belo Horizonte, o secretário de Governo, Josué Valadão, o secretário de Obras, Leandro César Pereira, o superintendente de Mobilidade, André Dantas e a subsecretária de Relações Intragovernamentais, Beatriz Góes.