Em Contagem, a população não apenas acompanha as ações do governo, ela ajuda a decidir onde os recursos públicos devem ser aplicados. Na região do Industrial, essa escuta ativa resultou na escolha de dez intervenções prioritárias, indicadas pelos conselheiros regionais, que somam quase R$ 6 milhões em investimentos em infraestrutura, edificações e áreas de lazer. A iniciativa reforça o papel da participação popular como ferramenta essencial para uma gestão pública mais eficiente e alinhada às reais necessidades de quem vive no território.
Concluída recentemente, a construção do muro de contenção na rua Alexandrina de Souza representa um marco para os moradores do local, que enfrentaram diversos problemas com a erosão da via, que ficava ainda mais comprometida nos dias de chuva, resultando em enxurrada e desbarrancamento. As intervenções realizadas incluíram, além da construção do muro, o recapeamento da via e a implantação de um sistema de drenagem para a água da chuva.
Para a moradora Marinalva Silva, as obras realizadas pela Prefeitura transformaram a realidade local. “Aqui antes era só barranco e, nos dias de chuva, nós revezávamos para a situação não piorar, porque a enxurrada vinha e levava tudo. Como moro aqui do lado, acompanhei todo o processo da obra, desde a votação pelo conselho, a execução da obra e a entrega. Hoje, graças a Deus e a esse projeto, a vida é outra. Temos condições de entrar nas nossas casas, podemos circular na rua de carro ou a pé, podemos viver com tranquilidade,” afirmou.
Ela ainda complementou: “Agradeço demais ao trabalho do conselho e da Prefeitura por essa obra, porque ela representa muito mais que isso. A nossa paz e segurança não têm preço, é imensurável”.
O Conselho Regional Industrial foi determinante para que equipamentos públicos, entre eles, o playground e academia da cidade, fossem instalados Fotos: Ricardo Lima/PMC
Outra intervenção escolhida pelo conselho - que também levou mais qualidade de vida para a população da região - foi a instalação de playground e academia da cidade no CSU Amazonas, além da pintura do equipamento. O espaço, que já era um local de encontro, convívio e lazer, tornou-se um ponto ainda mais atrativo para quem mora na região.
A moradora do bairro Industrial, Cassiane Maia, destacou a importância de ter um ambiente como esse, para levar seus três filhos para brincarem e viverem um momento em família juntos. “Eu gostei demais do playground e do novo ambiente aqui, acho que deixa os espaços públicos mais democráticos e acessíveis para a população. Eu que sou mãe de três crianças lindas, amo vir aqui com elas, ainda mais nesse período de férias, é um alívio ter um espaço em que elas possam se divertir e aproveitar. Por isso é tão fundamental ter uma gestão que governe junto com a população e atue nas demandas prioritárias de quem vive a cidade”, apontou ela.
Dentre as dez intervenções selecionadas pelo conselho, cinco já foram finalizadas, sendo elas: o abatimento de solo na rua José Maria de Lacerda, no Cidade Industrial; a construção do muro de contenção na rua Alexandrina de Souza; a revitalização do beco Maria Aparecida, na Cidade Industrial; a ampliação da rede de drenagem, correção de piso e melhoria dos becos Coqueiro, Limoeiro e Cajueiro; a instalação de playground, reposição de cerca e pintura do muro do CSU Amazonas; a instalação de concertina e pintura do muro do cemitério da Glória.
O conselheiro Igor Augusto, morador da Vila Barraginha, ressaltou a gratidão de poder representar o local onde mora, sua família e seus vizinhos, atuando de maneira efetiva por melhorias. “Eu acho muito importante a participação popular, no qual nós, moradores, decidimos sobre o que deve ser feito. Aqui na região, a reforma nos becos Coqueiro, Limoeiro e Cajueiro era uma demanda antiga da população e, com a integração entre o Conselho e a Prefeitura, conseguimos garantir que isso fosse entregue. O sentimento é de pertencimento e gratidão,” concluiu.
As demais intervenções definidas pelos conselheiros estão em fase de estudos, planejamento e elaboração dos projetos. Entre elas, estão a construção de um muro de contenção na rua Garcia Rodrigues, no bairro Jardim Industrial; a reforma da Unidade Básica de Saúde Industrial III Seção, que incluirá a implantação de uma copa, sala de almoxarifado e espaço de apoio para os agentes comunitários de saúde; e a revitalização da quadra de esportes da praça da escola Virgílio de Melo Franco, na Vila São Paulo.