Na última semana, profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), dirigentes escolares e equipes pedagógicas da educação participaram de formação conjunta sobre as diretrizes e metas do Programa “Saúde na Escola” (PSE) para o biênio 2023/2024. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), os encontros que aconteceram, de forma remota, passaram pelas oito regionais com o intuito de estreitar os vínculos entre as equipes e alinhar e fortalecer as ações do PSE para este novo biênio. Atualmente, o programa é desenvolvido em 84 escolas municipais.
A referência técnica do Núcleo de Promoção à Saúde e Equidade da SMS e uma das coordenadoras do Programa “Saúde na Escola”, Ivanete Cordeiro dos Santos, destaca que o PSE promove a integração das diretrizes da saúde e educação para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes e da comunidade onde estão inseridos. Além disso, Ivanete Cordeiro também ressalta a importância de envolver a rede intersetorial situada nos territórios, como os profissionais dos Cras e instituições parceiras, para ampliar os benefícios aos usuários.
A superintendente de Projetos Especiais da Seduc e coordenadora do Programa “Saúde na Escola”, Kátia Maria Ribeiro, lembra que as ações do programa são fundamentais para a promoção e prevenção da saúde dos estudantes. “É primordial que os alunos tenham saúde em sua integralidade. Por isso, a coordenação do PSE tem promovido formação para que o planejamento e a execução das ações se realizem de forma intersetorial”.
Estavam presentes no encontro diretores distritais da saúde, dirigentes escolares, pedagogos, referências técnicas e articuladores da rede de ensino dos distritos Nacional e Ressaca.
Programa “Saúde na Escola”
É uma estratégia federal intersetorial, cujo trabalho conjunto entre saúde e educação contribui com o desenvolvimento integral dos estudantes da rede de ensino da educação básica, por meio da oferta de 13 ações voltadas para a promoção da saúde, fortalecendo no ambiente educacional o autocuidado, apoiado pela escolha de comportamentos e hábitos saudáveis. Dentre as ações previstas, o município tem dado destaque àquelas voltadas para a segurança alimentar e nutricional, saúde bucal e imunização dos estudantes.
As ações recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (ME), que podem ser realizadas pelos professores, assessorados pelos profissionais de saúde ou diretamente por profissionais de saúde, são:
Promoção da atividade física
Alimentação saudável e prevenção da obesidade
Promoção da cultura de paz e direitos humanos
Prevenção de violência e acidentes
Prevenção de doenças negligenciadas
Verificação da situação vacinal
Saúde sexual e reprodutiva e prevenção de IST/HIV
Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas
Saúde bucal
Saúde auditiva
Saúde ocular
Saúde ambiental, com foco nas arboviroses
Prevenção à Covid-19