A Prefeitura de Contagem intensificou, ao longo deste ano, a implantação de políticas de proteção à vida e tem garantido mais segurança para famílias que moram em áreas de risco geológico com a construção de muros de contenção em sete vilas da cidade. Até aqui, já foram entregues 73 muros distribuídos em seis territórios: Vila Soledade, Vila Estaleiro I e II e Beira Campo, todos em Nova Contagem, e Vila Barroquinha A e Vila Riachinho, na região Sede, além de outros serviços complementares de infraestrutura urbana, drenagem pluvial e esgotamento sanitário. Ainda serão executadas as obras de mais 16 muros de contenção.
Após a revisão dos projetos feita pela equipe técnica da Prefeitura, algumas alterações foram realizadas, visando facilitar a dinâmica dos trabalhos, como o acesso em algumas áreas mais acidentadas e adequação das ações ao processo de urbanização dos bairros. Por isso, o prazo para conclusão das intervenções foi estendido para julho de 2023. Desta forma, também, foi possível incluir demandas solicitadas por moradores no decorrer das obras.
Vila Soledade
Todos os muros na Vila Soledade já foram executados. Foram feitos 42 muros, com 815,14m de comprimento no total, além de cerca de 50% da drenagem pluvial. O restante tem sido executado de acordo com as possibilidades oferecidas pelo período chuvoso, que interfere no ritmo dos trabalhos. Dentre as obras complementares, foram colocados guarda corpos nas escadas que dão acesso à vila e, posteriormente, será realizada a urbanização de alguns becos.
Vila Beira Campo
Na Vila Beira Campo, apenas um muro falta para ser executado, com 35m de comprimento e 5m de altura. Neste momento, a revisão do contrato está sendo elaborada para viabilizar o início da execução. Já foram concluídos 20 muros, com 495,79m de comprimento no total. Além disso, aproximadamente 90% dos serviços de implantação do sistema de drenagem já foram executados. Ao final das obras, será construída uma área de convivência próxima ao campo.
Vila Barroquinha A e B
Na Vila Barroquinha A foram executados sete muros de contenção, com comprimento total de 128,8m. Ainda faltam ser executados dois muros que necessitam de readequação no projeto. Um dos muros está em processo de análise pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SMDUH, em função da situação do local em que o mesmo deverá ser construído. A drenagem e o muro serão feitos após o período chuvoso.
Na Vila Barroquinha B, as secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano avaliaram que será necessário refazer o projeto, adotando método construtivo mais adequado em função do risco geológico.
Vila Riachinho
Todos os muros na Vila Riachinho já foram executados, foram erguidos quatro estruturas com 71,3m de comprimento no total. As obras de drenagem estão previstas para serem realizadas após o fim do período chuvoso de modo a garantir a segurança das equipes.
Estaleiro 1A e Estaleiro 1B
Na Vila Estaleiro 1A serão executados seis muros com o comprimento total de 157,85m. Já na Vila Estaleiro 1B, serão executados sete muros com o comprimento total de 136,63m. As intervenções devem ser iniciadas após o encerramento das frentes de obras nas outras vilas.