Para promover a reinserção social e melhoria da qualidade de vida das pessoas com histórico de sofrimento mental e sofrimento decorrente do uso de álcool e outras drogas, foi criada a 1ªAssociação de Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental para Inclusão no Trabalho e Produção Solidária – Cultivarte de Contagem. A ação ocorre no âmbito da atenção psicossocial do Centro de Convivência / TEIA, da Secretaria Municipal de Saúde.
A Associação Cultivarte é fruto de mobilização social e comunitária, para fortalecer a luta por cidadania e direitos, entre esses, o acesso ao trabalho e à geração de renda, promovendo atividades de relevância pública e social, sendo estas, elaborações de projetos em conformidade com as políticas públicas do SUS Contagem, em atenção à saúde dos usuários com histórico de transtorno mental, com respeito aos direitos humanos e à garantia da autonomia e liberdade dos mesmos.
Dentre as atividades a serem realizadas pela Cultivarte, estão o artesanato, confecção, culinária, intervenções artísticas, jardinagem e marcenaria, dentre tantas outras ações promovidas com o intuito de continuar possibilitando a integração por meio dos princípios do associativismo, do cooperativismo e da economia solidária. Também serão mobilizados eventos, feiras e exposições dos produtos e produções artísticas dos associados. Sobre todas as realizações, o compromisso com a luta antimanicomial e proteção de direitos.
O presidente da Associação Cultivarte, Werles Henrique, destaca o quão importante foi o trabalho ofertado pelo projeto que o ajudou em seu momento mais delicado. “Devido a alguns fatores no meio profissional, acabei ficando desempregado. Em virtude dos transtornos mentais causados pelo ambiente profissional, ao procurar por atendimento na UBS, fui direcionado ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e comecei meu tratamento focado na melhora da saúde mental. Em tratamento no CAPS fui direcionado ao Centro de Convivência e logo tive contato com a Associação, e pude ver que realmente se trata de um serviço para nós, os usuários, onde se tem o acolhimento e o resgate de volta ao mercado de trabalho, com as nossas próprias produções e gerações de renda. Eu já havia participado das reuniões ofertadas pela associação e passei a participar também das oficinas promovidas no Centro de Convivência. É realmente algo que tem feito uma enorme diferença na minha vida.”
O conselheiro da Associação de Trabalho e Produção Solidária, Hebert Borges, explica que a Cultivarte é um ato de grande importância que nasce na cidade, um patrimônio que fica para todos os moradores de Contagem. “Quando falamos de saúde mental, nós estamos abrangendo uma cidade toda, que se dá com o apoio de todos. A produção solidária é uma grande vitória para nós, porque a gente sabe que o mercado de trabalho não aceita pessoas que têm esse transtorno de saúde mental. Então, nós estamos juntos nessa luta. É um espaço importante para todos nós!”, destaca o conselheiro.
Reinserção pelo trabalho
A psicóloga coordenadora do Centro de Convivência / TEIA, Pollyana Costa Santos, ressalta que a Associação Cultivarte tem o compromisso de promover a reinserção dos membros associados através do trabalho, empreendimentos solidários e o fortalecimento da geração de renda para melhores condições de vida e saúde dos usuários. “A orientação desse trabalho continua a ser a clínica do laço social, feita por muitos, cujo percurso é um constante movimento de agregar saberes, vivências e vínculos comunitários. Fortalecer a implementação da Associação Cultivarte é dever e é direito no âmbito do SUS, que por sua vez, se fortalece com articulações intersetoriais e com a participação social, no movimento instituinte de políticas, já que a necessidade nos faz inventar sempre”, disse.
“Na invenção nossa de cada dia, acreditamos que no coração da cidade de Contagem, há um lugar de acolhimento às transformações necessárias, para uma sociedade livre de tudo que aprisiona, que causa isolamento, que oprime. Já que um dos direitos fundamentais garantidos na Constituição do nosso país, é a liberdade de se associar. A Cultivarte trabalha para agregar gente solidária, pela liberdade construída em comunhão e lutar pela revolução do afeto a cada dia com a inspiração de Nise da Silveira, e outras inspirações a partir de Franco Basaglia,” destacou Pollyana Santos.
Cultivarte e Centro de Convivência
A Associação Cultivarte conta com o Centro de Convivência, que atua como incubadora, com o intuito de proporcionar encontros de discussão, estudos e assembleias, para garantia dos direitos dos seus associados no campo da saúde integral, do trabalho, da cultura e do lazer. Seu propósito é combater estigmas e preconceitos, promover a sensibilização e mobilização social em torno dos direitos da pessoa com transtornos mentais, com respeito à singularidade e cultivando valores éticos e morais em defesa da dignidade e cidadania. Além disso, impulsionar a produção de bens e serviços por meio da inclusão no trabalho de pessoas em vulnerabilidade psíquica e social, na medida de suas possibilidades, com respeito às diferenças e com a proporção da convivência e integração social.
O Centro de Convivência ocupa um lugar na rede de cuidados para o acolhimento de pessoas com histórico de tratamento de saúde mental, usuários da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, que mantêm a adesão ao tratamento em atendimentos regulares, em composição com as oficinas terapêuticas do Centro de Convivência e, havendo situação de desemprego, o desejo de trabalhar, sendo acompanhados em projeto de inclusão ao trabalho e geração de renda.
O Centro de Convivência atua na mediação, entre as ações de inclusão, articuladas ao acesso a um tratamento de saúde contínuo, bem como às políticas públicas e a garantia de direitos. O trabalho em equipe guarda a particularidade de se incluir no cotidiano da vida dos associados e, através do acompanhamento terapêutico próximo e atento, luta pela construção de uma política de saúde mental contrária a toda forma de segregação.
Serviço
A Associação Cultivarte tem abrangência municipal, agregando os usuários de todos os distritos sanitários de Contagem. Atualmente, o Centro de Convivência está localizado no Distrito Eldorado. Para quem deseja fazer parte da Associação Cultivarte, basta se direcionar as UBSs do distrito para ser encaminhado ao Centro de Convivência.