Estudantes do curso profissionalizante de Mestre de Obras estão construindo uma academia de ginástica na Fundação de Ensino de Contagem – Funec / Unidade Industrial. Os participantes receberam, nesta terça-feira (13/9), a visita da prefeita Marília Campos, que foi acompanhar o andamento do curso e conversar com participantes e instrutores.
“Ouvimos depoimentos fantásticos sobre o curso. É uma experiência importante para que as pessoas pensem em novas oportunidades no mercado de trabalho. Fico muito feliz por essa iniciativa da Funec, que cuida não apenas do ensino médio e técnico, mas também da qualificação profissional”, afirmou Marília.
A prefeita ainda destacou o investimento em justiça social e geração de empregos proporcionados pelos cursos da Funec. “A gente prepara uma cidade com mão de obra mais qualificada. A academia que vimos aqui hoje é uma obra robusta e muito bonita, já testada e aprovada”.
O curso de Mestre de Obras é parte da Formação Inicial Continuada – FIC, do Pronatec, realizado em parceria com a Funec, com uma turma de 60 estudantes, sendo oito mulheres. A duração é de 300h/aula, em 75 dias, e a previsão de formatura é dia 8 de outubro.
A execução da academia de ginástica é parte do processo de ensino-aprendizagem do curso e foi acompanhada por dois instrutores, a arquiteta Larissa Silva Evangelo e Rodrigo Resende, engenheiro civil.
Conforme apontado pelos professores, os estudantes passaram por todos os processos, desde a parte teórica, passando pela construção dos projetos, até colocar a “mão na massa”. “Muitos já tinham experiência prática em obras, mas não tinham o conhecimento teórico. Dividimos as turmas em grupos e todos se ajudaram”, apontou a instrutora Larissa.
Embora grande parte da turma já tenha experiência de trabalho em obras, outros tiveram o primeiro contato com a prática e buscaram a formação para agregar conhecimento, como é o caso da corretora de imóveis Maria Lúcia Rodrigues.
“No meu trabalho preciso saber o que é bom, o que é bem-feito. O curso foi muito bom para ampliar meu conhecimento, entender como é uma planta, como são feitos os cálculos. Foi um curso maravilhoso”, disse Maria.
Maria Delzuite é artesã e faz de tudo um pouco em casa. Por indicação de um amigo se inscreveu no curso e aprovou o aprendizado. “Gostei muito do conteúdo. Pretendo fazer novos cursos na área, me especializar ainda mais”, apontou.
Marcos Eustáquio dos Santos trabalha com elétrica de manutenção e fez o curso por indicação da esposa, que já fez o curso de assistente escolar pelo Pronatec. “Aprendi muito, cerca de 90% do que vi aqui não tinha conhecimento. Agora, quando for fazer uma casinha no meu ‘terreninho’ já vou saber o que deve ser feito, como fazer”.
Outro aspecto valorizado pelos estudantes do curso foi quanto à oferta da formação no mercado. “É difícil achar cursos nessa área e quando achamos é muito caro”, apontou Silvio Antônio. “O curso tem um conteúdo muito rico, já fiz outros na área. Além de tudo, nos possibilitou fazer uma boa rede de contatos. O mercado tem muita demanda e aqui aprendemos métodos inovadores, novas tecnologias”, destacou Igor Geraldo.
A presidenta da Funec, Telma Fernanda Ribeiro, parabenizou a equipe da Funec, responsável pela realização do curso. “Nosso objetivo é oferecer e levar qualificação para todas as regiões da cidade. A Funec é a segunda instituição em nível nacional quanto à permanência dos estudantes nos cursos profissionalizantes, o que demonstra a qualidade desses cursos”.
A Funec Industrial convive no mesmo espaço com a Escola Municipal Maria do Amparo e, portanto, os estudantes das duas unidades serão beneficiados com a construção da academia.
Cursos FIC
Os participantes dos cursos do FIC recebem auxílio-alimentação, auxílio-transporte e toda a materialidade. Até o fim de 2022, 1.710 serão ofertadas em 26 cursos, dentro de oito eixos tecnológicos.
Além do eixo Infraestrutura, ao qual se insere o curso de mestre de obras, existem os eixos Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Produção Alimentícia; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação e Produção Cultural e Design.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.