Começaram nesta segunda-feira (7/4), as inscrições para o mutirão de castrações de cães e gatos nas regiões Industrial e Riacho. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e será realizada em unidade móvel (Castramóvel). Os tutores interessados têm até o dia 25/4 para preencher o formulário de solicitação, disponível neste link https://portal.contagem.mg.gov.br/castramovel.
A iniciativa visa controlar a população de animais no município. O serviço está sendo viabilizado com apoio da OSC Ajuda. A ação foi viabilizada por uma emenda parlamentar destinada ao município pelo deputado estadual Noraldino Júnior, no valor de R$ 400 mil, para realizar a castração de animais em todas as regiões da cidade. Os animais castrados também serão microchipados.
O mutirão será realizado entre os dias 27 e 30 de abril, exclusivamente, para moradores das regiões Industrial e Riacho. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar documento com foto, comprovante de endereço atualizado e, no caso de famílias de baixa renda, o comprovante de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
O cadastro não garante a vaga automaticamente. Após o preenchimento, cada solicitação passará por uma triagem e avaliação de vulnerabilidade. Quem for aprovado receberá a confirmação do agendamento por WhatsApp, com orientações sobre o procedimento, local, data e horário da cirurgia.
As demais regiões da cidade serão atendidas em etapas futuras, ao longo deste ano. Antes da castração, os animais passarão por uma avaliação clínica básica, feita no próprio Castramóvel. A Semad passou a responder pelo controle populacional de cães e gatos no município desde o início de 2024. A atividade, antes, era executada pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ), da Secretaria de Saúde.
Critérios para a castração
A esterilização protege os animais contra várias doenças, aumenta o tempo de vida, evita fugas, comportamento agressivo, diminui a quantidade de animais nas ruas, abandonados e maltratados. O procedimento também é um ato de amor, responsabilidade e contribui para o controle populacional de animais.
Para participar é preciso ficar atento às regras. Os animais devem ter entre 6 meses e 7 anos. Os cães devem ter entre 4kg e 40kg, não podem apresentar sinais clínicos de doenças infecciosas ou feridas. Cadelas não podem estar no cio ou amamentando, devido a riscos à saúde do animal. Os animais que não atenderem os critérios descritos acima, não serão castrados.
Além disso, animais obesos ou muito magros não poderão passar pela cirurgia, pois compõem um grupo de risco e necessitam de cuidados diferenciados para garantir um mínimo de segurança para o procedimento. A prioridade de atendimento será para animais de vilas e favelas, em situação de vulnerabilidade, comunitários, resgatados por protetores independentes e OSCs, além de casos de acúmulo.
Para consultar a lista completa de orientações, acesse o link https://portal.contagem.mg.gov.br/castramovel. Mais informações entre em contato com a Regional Riacho pelo telefone 3912- 2020 ou com a Regional Industrial pelo 3363-5572 (WhatsApp).