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AGO
18
18 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Observatório de Boas Práticas destaca o trabalho de atendimento dos Creas e Centro Pop durante a pandemia
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Flávia Nunes/PMC
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A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar realizou na sexta-feira (12/8), o seminário “Observatório de Boas Práticas”, na faculdade Una Contagem.  As equipes dos Centros Especializados de Referência de Assistência Social - Creas e Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro Pop compartilharam algumas das ações desenvolvidas em suas unidades durante o ano, investindo na troca de saberes entre os profissionais e as equipes e na valorização dos resultados. A iniciativa reforça o trabalho da Proteção Social Especial de Média Complexidade, que, mesmo em meio às adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, manteve o compromisso de atender a população.

A diretora da Média Complexidade, Ludmila Rezende, ressalta que o encontro foi um espaço de reflexão, valorização das potencialidades das equipes e reconhecimento do trabalho desenvolvido nos Creas e no Centro Pop como transformadores de vidas. “O Segundo Observatório de Boas Práticas da Proteção Social Especial de Média Complexidade é um importante instrumento para identificar e disseminar práticas bem-sucedidas que contribuam para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social - Suas no município”, ressaltou.

O encontro também deu oportunidade para a identificação de novas possibilidades de ações e estratégias de abordagem do trabalho e metodologias, assim como a replicação das boas experiências compartilhadas. 

A superintendente de Assistência Social, Michele Caldeira, destacou que “a proposta do compartilhamento de intervenção entre as equipes é fundamentada na possibilidade de ser uma proposta para o bom encontro, que gera mudança e transformação da realidade social. Proposta que se concretiza pela intervenção, escuta e acolhimento de cada técnica e técnico da política de assistência social para o melhor atendimento da população contagense”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, salientou que é a partir do trabalho integrado entre os serviços socioassistenciais e o sistema de garantia de direitos que a população em situação de risco atendida poderá ter novas oportunidades. “As boas práticas são exitosas porque se fundamentam na realidade do território e nas especificidades de cada família e indivíduo atendidos”.

O Observatório Boas Práticas potencializou também os projetos desenvolvidos pelos serviços socioassistenciais, com a finalidade de compartilhar os bons resultados e buscar com que o Suas seja ferramenta da construção de uma realidade mais justa e, de fato, inclusiva para a população mais vulnerável.

Autor: Flávia Nunes
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