A Prefeitura, por meio da equipe da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa realizou, na sexta-feira (5/11), a segunda formação continuada para supervisores de projetos sociais, educadores sociais, instrutores de artes, instrutores de dança/ música ou coral, comunicadores sociais e agentes sociais do Programa “Contagem na Maturidade: Envelhecer saudável, isso é Direitos Humanos!”. O encontro foi realizado no CSU Eldorado e a formação ocorrerá duas vezes por mês.
De acordo com o superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Eduardo Sendon, a formação tem como objetivo informar e orientar os profissionais envolvidos no programa, para que trabalhem de forma efetiva, nas políticas públicas junto à pessoa idosa. “Temos como prioridade oferecer dignidade para a pessoa idosa, pois essas pessoas já cuidaram tanto da gente e agora temos que cuidar ainda mais delas”, disse.
Para a agente social da Regional Ressaca, Samanta Samantha Ellen Paixão Mathias, a formação foi muito proveitosa. “Tivemos uma formação bastante esclarecedora e animada, a respeito da Política Pública para a Pessoa Idosa. A troca de experiência que tivemos entre os colaboradores de todas as regionais presentes serviu para que alinhemos algumas atitudes e possamos assim desempenhar melhor o trabalho no dia a dia. Juntos vamos além”, afirmou.
De acordo com o Censo do IBGE de 2010, a população do município de Contagem, com mais de 60 anos é de 55.639 pessoas, sendo 57% mulheres e 43% homens.
Programa “Contagem na Maturidade”
O programa tem como objetivo desenvolver ações e serviços em todas as regionais, garantindo o direito ao envelhecimento digno, ativo e saudável, respeitando as diversidades e auxiliando na efetivação dos direitos humanos e cidadania da pessoa idosa. Tem como perspectiva de atuação promover autonomia; o envelhecimento digno, ativo e saudável; a reinserção social; e a garantia de direitos.
O programa atua em cinco eixos, sendo eles: