Com o tema "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", Contagem se prepara para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, um espaço deliberativo onde são discutidas as políticas públicas da assistência.
Mas, antes da conferência, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar farão uma pré-Conferência no sábado (10/07) das 8h30 ao meio-dia. O intuito é convocar trabalhadores do setor, sociedade civil e entidades socioassistenciais para um momento de formação e apresentação dos eixos a serem discutidos neste ano. Em respeito aos protocolos contra a propagação da Covid-19, o encontro será em modalidade virtual.
Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMASC), Vilmo Rodrigues, tanto a pré-Conferência quanto a própria Conferência, são importantes para discussão das políticas públicas de assistência no município. “É um espaço de participação democrática e de debates coletivos para discussão de propostas de organização municipal. Isso nos permite avaliar e indicar diretrizes para o aperfeiçoamento da política do Sistema Único de Assistência Social”, declarou.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, destaca o desafio de realizar uma conferência neste tempo pandêmico e ressalta o evento como importante espaço democrático. “Estamos nos reinventando este ano com a organização da Conferência da Assistência Social. Adotamos um modelo híbrido de participação, seguindo todas as diretrizes sanitárias. Trata-se de um evento muito importante para fomentação do debate, um ambiente de diálogo aberto, com os usuários, o corpo técnico, o governo, os trabalhadores e as entidades.”
A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 18 de agosto.
Repórter Carlos Vieira