Cerca de 100 pacientes foram imunizados nesta terça-feira (06/07), nas unidades Eldorado e Sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Reconhecidos pelo seu trabalho exemplar na cidade, com acolhimento aos usuários com transtorno mental e aplicação de processos terapêuticos que ajudam centenas de famílias, os centros desta vez realizaram a imunização de seus pacientes.
“A vacinação desse grupo é muito importante. Por isso, foi feito um levantamento de quem ainda não havia tomado as vacinas e esses a gente chamou para que pudessem ter essa oportunidade de serem imunizados”, destaca a diretora do Caps Eldorado, Patrícia Chompré. “Aqui trabalhamos com a reinserção dessas pessoas em seus núcleos familiares e na sociedade, sendo um dispositivo de apoio dentro de um núcleo de saúde do município. Somos articuladores que cuidam deles e hoje conseguimos ajudar um pouco mais”, completa.
A diretora de Saúde Mental do SUS Contagem, Bárbara Ferreira, disse que “a vacinação das usuárias e usuários com quadros de sofrimento mental intensos, que comparecem e permanecem em tratamento nas nossas unidades com frequência, é fundamental. É garantia do direito à vida e ao enfrentamento à Covid 19. Este público se encontra dentro dos critérios de deficiência psicossocial. A prioridade de gestão e o seu compromisso com o cuidado, seguindo a premissa de equidade do SUS, é o que nos move a realizar as ações de vacinação nos Caps”.
Décadas de dedicação
Há 21 anos cuidando das pessoas, a enfermeira Alessandra Marques não escondeu a emoção ao aplicar as vacinas nos pacientes. “É uma sensação incrível. São pessoas que precisam de um cuidado e um olhar diferenciado. Para mim é algo histórico”, descreve. “São 21 anos de serviço, de crescimento pessoal e profissional, tendo a oportunidade de trabalhar no Consultório na Rua, Caps, Unidade Básica de Saúde - UBS. Estar com essas pessoas me faz muito bem e quero ajudá-las cada vez mais”, relata.