Ministério da Educação (MEC) reconhece Residência Multiprofissional em Saúde do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). A medida, uma das modalidades de atos autorizativos dada pela Instituição (MEC), reafirma a qualidade da especialidade fornecida e dá mais garantias aos residentes. “Estamos muito orgulhosos com esta conquista por prestigiar o trabalho que é desenvolvido aqui e por auxiliar na formação de tantos profissionais de saúde,” destacou a coordenadora dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde do CHC, Lédna Bettcher.
No Complexo Hospitalar, a Residência Multiprofissional em Saúde iniciou em 2013. Atualmente, a especialização trabalha com dois programas: Saúde da Criança, Urgência e Trauma, nas áreas da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Até a publicação dos Pareceres n°142 e n°153 referentes ao reconhecimento, os programas ofertados possuíam a modalidade de ato “autorizada” pelo MEC. Em março de 2020, o Complexo Hospitalar formará a quarta turma da residência multiprofissional em saúde.
Para a residente em enfermagem Ághata Barbosa, a experiência vivida nos últimos dois anos foi muito importante para sua formação profissional. “Sem a prática em campo, em uma área tão delicada como a Urgência e Trauma, um recém formado não consegue preencher uma vaga no mercado de trabalho,” completou.“A residência é bem puxada, mas positiva para nossa formação. Além do aprendizado conquistado, também deixamos um legado com nossa experiência e com as respostas que identificamos no trabalho de conclusão de curso,” comenta o residente de enfermagem, Márcio Rodrigues.
A Residência Multiprofissional em Saúde do CHC tem a duração de 24 meses, com carga horária semanal de 60 horas. Os participantes passam por um processo seletivo realizado todo final de ano e recebem uma bolsa de R$ 3.330,43. Em março, uma nova turma, com 16 vagas, iniciará os programas.