No último dia 30 de agosto, o Complexo Hospitalar de Contagem completou 22 anos de existência, consolidando-se como referência em saúde pública no município e região. Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônia que reuniu colaboradores, diretoria e autoridades. O evento contou com um abraço simbólico no estacionamento do Hospital Municipal de Contagem (HMC), simbolizando união, acolhimento e compromisso com a vida.
Na abertura, o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, destacou os desafios enfrentados para chegar ao resultado atual. “Participar desta celebração e ver o clima organizacional conquistado hoje, reforça a credibilidade, graças ao trabalho das equipes integrantes desse complexo”, enfatiza.
Para o diretor do HMC, Eduardo Pena, os 22 anos de história refletem a dedicação de todos que ajudaram a construir a referência da instituição. “O Complexo Hospitalar de Contagem é fruto do esforço coletivo de profissionais comprometidos com a vida e com a saúde pública de qualidade”, reforça.
O ponto alto da celebração foi o abraço simbólico realizado no estacionamento do HMC, como um gesto coletivo de união e reconhecimento pela trajetória da instituição. O momento, marcado por emoção e sentimento de pertencimento, reforçou o papel fundamental de cada colaborador nessa caminhada de 22 anos.
A superintendente do HMC, Olívia Fernandes, agradeceu os colaboradores, destacando a importância da dedicação diária das equipes para a construção dessa história. “Quero agradecer a cada membro da nossa equipe, pois é a dedicação diária de todos que constrói a história do Complexo Hospitalar de Contagem e faz do nosso trabalho uma referência em cuidado e excelência na saúde”, enfatizou.
Evolução histórica
Ao longo de sua trajetória, a instituição passou por grandes transformações, como a inauguração da maternidade em 2016, que ampliou o atendimento às mulheres e crianças. Atualmente, conta com 423 leitos, 29 especialidades médicas e serviços que vão desde pediatria e ginecologia/obstetrícia até Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
O Complexo Hospitalar de Contagem atua 100% SUS mantendo o compromisso de oferecer assistência de qualidade à população. A unidade composta pelo Hospital Municipal e pelo Centro Materno Infantil se destaca pelo atendimento humanizado, promovendo ações de acolhimento, grupos terapêuticos, atividades culturais, apoio espiritual e valorização dos profissionais.
De olho no futuro, o complexo segue investindo em melhorias estruturais, como a criação de novos acessos, cobertura entre unidades, reforma do ambulatório, revitalização das clínicas e um Centro de Apoio Hospitalar, que traz mais conforto e segurança para pacientes e colaboradores.
O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Bruno Barreiro, lembrou sua história ligada ao Centro Materno Infantil (CMI), e agradeceu aos colaboradores e a gestão do SSA Contagem pelo empenho e trabalho. "Me lembro de que trabalhei ajudando na inauguração do CMI. Hoje celebramos os 22 anos de um espaço que salva vidas graças ao trabalho diário de colaboradores, médicos e equipes de apoio. É uma alegria ver como o hospital cresceu e se tornou referência na saúde da cidade. Também destaco o papel do legislativo, que participou ativamente da transição de gestão, garantindo mais qualidade e eficiência com a chegada do SSA”.
Fazendo parte da história
A trajetória do enfermeiro Gabriel Nicolas de Arruda se conecta com a história do Complexo Hospitalar de Contagem. Formado em 2022, ele teve sua primeira oportunidade profissional no centro cirúrgico, onde começou a construir com dedicação sua carreira na saúde. “Sou natural de Contagem, minha família e eu sempre utilizamos os serviços do Hospital Municipal. Todas as vezes que precisamos, fomos atendidos com excelência, o que reforçou ainda mais minha admiração pela instituição. Hoje, além de usuário, faço parte do time de colaboradores auxiliando diariamente para cuidar da população da cidade. Contribuir na história do HMC, que agora completa 22 anos, é motivo de muito orgulho para mim”, disse.
Gabriela Alexia Silva Assumpção também expressou a satisfação de fazer parte dessa história. Enfermeira, formada em 2019, destacou a acolhida ao iniciar sua carreira no Hospital Municipal de Contagem. Ela valoriza a oportunidade de aprendizado e ressalta o compromisso da instituição com atendimento de qualidade, atenção e empatia aos pacientes, sentimento que a motiva e a enche de orgulho por fazer parte da equipe. “Cheguei aqui ainda com pouca experiência, mas fui muito bem acolhida pelos meus colegas. Sou grata pela oportunidade de trabalhar no HMC e aprender tanto. Fico orgulhosa de fazer parte de uma equipe que trata cada paciente com qualidade, atenção e empatia”.
Ao completar 22 anos de história, o Complexo Hospitalar de Contagem reafirma sua missão de cuidar da população com dedicação, acolhimento e transparência. O marco celebra não apenas o tempo de existência, mas também o compromisso renovado de seguir avançando como referência em saúde pública, fortalecendo o SUS e garantindo um futuro de ainda mais conquistas para a cidade.