O Dia Municipal pela Erradicação do Trabalho Infantil, instituído pela Lei nº 3000, de 23 de setembro de 2002, é marcado por manifestos de cunho social. Como todo ano, a Prefeitura promoveu, na última sexta-feira (29/11), ações como a distribuição de panfletos e leques alusivos à campanha, a fim de chamar a atenção da população promovendo a reflexão sobre a realidade do trabalho infantil. A iniciativa também contou com apresentações teatrais com a presença do personagem Cerestinho e dos músicos do projeto Fica Vivo, na Praça da Jabuticaba.
A ação é coordenada pela Diretoria de Proteção Especial Média Complexidade e Comissão Municipal Permanente de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Competi), composta por diversas secretarias (Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Defesa Social, Direitos Humanos e Cidadania, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares) com o propósito de conscientizar, mobilizar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância de se erradicar o trabalho infantil.
As ações estratégicas têm como objetivo sensibilizar atores e segmentos sociais envolvidos na causa, como agentes públicos, movimentos sociais e ONGs para participarem da elaboração e execução de políticas públicas que atendam às demandas de crianças e adolescentes. É importante ressaltar que a intersetorialidade no enfrentamento ao trabalho infantil é um ponto marcante para as ações de mobilização e consiste no desenvolvimento de ações que visam contribuir para o fortalecimento e articulação da rede.