A Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria Geral do Município, promoveu, na manhã da última quarta-feira (28), uma capacitação para auditores e convidados. Representantes da Associação Mineira dos Municípios (AMM) foram os responsáveis pela capacitação.
A instrutora dos cursos da AMM, Priscila Ramos Netto Viana, explicou que otimizar e inovar os processos é essencial e traz bons resultados. “Hoje vamos abordar sobre a auditoria interna municipal, explicitando a razão de ser do sistema de controle interno. Enfatizando o papel pedagógico e preventivo da Controladoria Geral do Município”. Segundo ela, os resultados das qualificações são bastante positivos. “Quando você altera algum entendimento e começa um novo modelo, uma nova técnica de trabalho isso afeta na economia de recursos e os processos tornam-se mais satisfatórios para a população”.
De acordo com o auditor geral de Contagem, André Virgílio Hilário, a Controladoria, com o apoio do controlador-geral Weber Diniz, tem investido em capacitações para nivelar o conhecimento dos trabalhadores. “Muitas vezes a pessoa contratada para trabalhar aqui não tem bagagem em auditoria, nem mesmo expertise na área, então, há a necessidade de promover constantemente capacitação, para que as auditorias possam ser realizadas de uma forma mais eficiente e mostrem resultados eficientes na gestão”, relatou.
O controlador-geral de Santa Luzia, Sandoval Prado, esteve presente à capacitação. Segundo Virgílio, Contagem e Santa Luzia possuem um termo de cooperação no qual as cidades trocam experiências e visitas. " Essa capacitação é o momento de contribuirmos com a nossa parte nesta parceria”, disse.
Sandoval agradeceu o convite e reforçou a importância do trabalho em conjunto. “Contagem, todos sabem, é uma referência importante na área de controladoria. Então a gente vem colhendo esses ensinamentos, nos inspirarmos nos modelos e nas boas práticas aqui adotadas”, afirmou.