Uma ação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Industrial 1 vem beneficiando moradores da regional Industrial. No início da pandemia, os usuários previamente assistidos pelo NASF Industrial 1 estavam sendo acompanhados somente via telemonitoramento.
A equipe NASF, juntamente com a referência Técnica do NASF Industrial, Marina Nunes, buscou formas de retomar os cuidados com esses usuários. Ela reforçou que o núcleo continua realizando o telemonitoramento, teleatendimento e atendimento presencial, mas agora uma nova ferramenta está disponível. "Três vezes por semana são encaminhados vídeos sobre diferentes assuntos feitos por todos os profissionais que compõem o NASF”, destacou Marina. O objetivo é orientar sobre as condições de saúde já existentes e apoiar a todos ante a pandemia do novo coronavírus.
Temas como ansiedade, direitos sociais, alimentação saudável, exercícios para memória, alongamento, entre outros, são enviados através de um aplicativo de mensagens para uma lista de usuários previamente cadastrados.
Anteriormente, os profissionais ligavam para os pacientes para monitorar o quadro de saúde. Porém, devido à suspensão dos grupos já existentes e a restrição dos atendimentos presenciais, houve a necessidade de adotar uma nova estratégia de abordagem para continuar próximo dos usuários.
Atualmente, o projeto é desenvolvido em sete unidades básicas de saúde da regional Industrial. Segundo Marina Nunes, a ideia é ampliar para todas as unidades do distrito. O projeto teve início na primeira semana de agosto nas Unidades Básicas de Saúde Vila Diniz, Barraginha, Presidente Vargas, Sandoval de Azevedo, Vila São Paulo, e João Evangelista. Inicialmente, cerca de 400 pacientes dessas unidade estão participando.
O NASF é formado por uma equipe multiprofissional que atua de maneira integrada e apoia as equipes de saúde da Atenção Básica. Entre os profissionais que compõem a equipe estão nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psicólogos. “Temos um banco de dados com pacientes previamente cadastrados, fazemos os vídeos e mandamos via WhatsApp”, destacou a nutricionista da Unidade Básica de Saúde Vila Diniz, Cláudia Azevedo.
Terapeuta ocupacional da UBS Vila Diniz, Ana Luiza Rezende avaliou que “o retorno está sendo muito positivo, os vídeos não ajudam só o paciente mas a família toda. Colocamos diversas informações importantes".
A assistente social Cláudia Alves Almeida explicou que as pessoas que não recebem o conteúdo e têm interesse em fazer parte do projeto devem procurar a unidade básica de saúde e informar o contato telefônico.