A Prefeitura segue trabalhando para promover avanços significativos na área da Saúde, em Contagem. Ontem, terça-feira (19/8), a prefeita Marília Campos se reuniu com o secretário de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti. A reunião aconteceu no banco BDMG, em Belo Horizonte, e contou com a presença do vice-prefeito, Ricardo Faria; do deputado estadual, João Vitor Xavier; do secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões; do subsecretário de Atenção Especializada, Gustavo Martins; e do presidente do SSA, Eduardo Penna.
O principal objetivo da reunião foi solicitar apoio para a captação de recursos destinados à implantação do serviço de cardiologia no Hospital Santa Rita — uma demanda prioritária da atual gestão, que já vem avançando com o recente anúncio de repasses do Ministério da Saúde. Também foram discutidas ações para a ampliação dos serviços especializados no município, como consultas e cirurgias de alta complexidade.
“Estamos lutando muito para implementar o atendimento em cardiologia no Hospital Santa Rita,
como também para atender melhor as pessoas que estão esperando uma consulta especializada, uma cirurgia no coração, uma cirurgia do fêmur”.
Prefeita Marília Campos
Na oportunidade, foi criado um grupo de trabalho responsável por analisar os valores, atualmente, repassados pelo governo do Estado ao município. A expectativa é ampliar esse orçamento para que mais serviços de qualidade possam ser ofertados à população de Contagem. Para o secretário de Saúde, Fabrício Simões, o apoio do governo estadual é fundamental nessa luta. “Contagem, hoje, vem investindo quase 28% em saúde. Por isso, vamos nos reunir para entender melhor sobre os recursos e, claro, para que esse dinheiro seja alocado em Contagem da forma que o município precisa. Precisamos muito do apoio do Estado para que a gente consiga garantir a cardiologia no município”.
Por fim, um novo encontro foi previamente agendado para os próximos 15 dias, quando os estudos e propostas discutidos deverão ser apresentados, dando continuidade aos esforços para fortalecer ainda mais o sistema de saúde de Contagem.