No fim da tarde de domingo (17/8), a praça da Jabuticaba, localizada no centro da cidade, se transformou em um salão a céu aberto. A partir das 16h, o evento “Forrozeando Contagem”, promovido pela Prefeitura, atraiu centenas de pessoas para uma tarde de música, dança e celebração da cultura popular, promovendo a ocupação dos espaços públicos e o fortalecimento de vínculos.
O DJ Tiago Mogli foi o responsável por abrir a programação, dando o tom da festa com um repertório de forró pé de serra e brasilidades que embalou o público durante toda a noite. Em seguida, o grupo Forró Fieira, iniciativa que integra as ações da Secretaria de Esportes e Lazer, assumiu o comando com um aulão de dança, incentivando a participação coletiva e garantindo que ninguém ficasse parado ou sem par. A programação contou ainda com a participação especial do grupo Forró do Rei.
Entre um passo de dança e outro, a prefeita Marília Campos ressaltou a importância de iniciativas como o “Forrozeando Contagem” para fortalecer o sentimento de pertencimento da população.
“O que vemos aqui é sinal de uma cidade cheia de vitalidade.
Mostra que Contagem se movimenta para que as pessoas possam sair de casa,
conviver, namorar, fazer amizades, cuidar do corpo e da alma e, acima de tudo,
se sentir mais felizes. Antes, era comum termos que ir a outras cidades
em busca de lazer em praças, parques ou até em um bom forró.
Agora, isso tudo acontece aqui. Hoje temos parques, praças revitalizadas, forró,
yoga, pilates e muitas outras opções. Contagem se tornou uma cidade onde as coisas
acontecem e onde a população pode desfrutar da vida com mais qualidade”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
Além das atrações musicais, o programa Contagem Ativa marcou presença com seus professores, que realizaram atividades de aquecimento e, em seguida, se juntaram à roda de forró. A proposta foi integrar esporte, lazer e cultura em uma experiência coletiva, mostrando como o movimento e a dança podem se complementar no cuidado com o corpo e a mente. O evento contou, ainda, com barracas da Economia Solidária, fortalecendo a geração de renda e valorizando os empreendedores locais.
O secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, destacou que o fortalecimento do forró em Contagem representa uma conquista coletiva da população e um avanço importante nas políticas públicas de esporte e lazer.
“Hoje o forró em Contagem já pode ser considerado uma política pública conquistada pela população.
É uma atividade que se consolidou e que vamos continuar ampliando.
Estamos estruturando novos núcleos e o nosso planejamento é chegar a todas as oito regiões
do município, garantindo que cada morador, independentemente do bairro em que vive,
possa ter acesso a atividades que promovem lazer, saúde e integração”.
Alex Chiodi, secretário de Esportes e Lazer
Entre os muitos que se deixaram levar pelo clima festivo estavam o auxiliar administrativo Paulo Lima, 42, e a filha, Sophia, de 8, que haviam ido à praça da Jabuticaba apenas para passear com o cachorro da família. Surpreendidos pela música, não resistiram ao convite do grupo e entraram na roda. “Viemos só para dar uma volta rápida, mas o som do forró nos chamou e acabamos ficando. Foi uma experiência leve e divertida, que nos aproximou ainda mais”, contou Paulo.
Além de incentivar a ocupação saudável dos espaços públicos e fortalecer vínculos, o evento também evidenciou o crescimento do Forró Fieira, projeto que há 15 anos promove aulas gratuitas de dança para pessoas de todas as idades e níveis de experiência em Contagem. Tradicionalmente realizado no estacionamento G2 do Big Shopping, às segundas, terças e quintas-feiras, a partir das 19h40, a iniciativa foi, recentemente, ampliada e, agora, conta com um novo núcleo na Escola Municipal Eli Horta Costa, sempre às quartas-feiras, às 18h30.
Entre os participantes do evento, a esteticista Maria da Silva Pinheiro, 63, e aluna do Forró Fieira há mais de dois anos, fez questão de prestigiar a ação e contou como a iniciativa foi fundamental em sua trajetória de superação. Diagnosticada com diabetes tipo 1, ela recordou que chegou às aulas em um momento delicado e que a dança foi essencial para sua recuperação. “Quando conheci o Forró Fieira, eu tinha acabado de sair do hospital e estava muito abalada. Posso dizer que o projeto mudou completamente a minha vida. Hoje tenho saúde física e mental, me sinto mais feliz, mais disposta. Interagir com as pessoas, sair da rotina e dançar se tornou uma verdadeira terapia. É algo transformador”, disse.