O “tarifaço” sobre os produtos brasileiros imposto pelos Estados Unidos foi pauta de reunião entre a Prefeitura de Contagem e empresários locais. O encontro aconteceu, na noite da última terça-feira (12/8), na sede do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), e debateu os possíveis impactos e as alternativas que o aumento das tarifas podem causar na economia contagense, ressaltando a preservação da competitividade comercial, a manutenção dos postos de trabalho e a criação de mecanismos de compensação para que Contagem não perca receitas no futuro.
Na ocasião, a prefeita Marília Campos propôs que fosse feita uma comissão empresarial para que, em parceria com o Executivo Municipal, a questão fosse apresentada e debatida junto ao governo federal. A prefeita ainda destacou a importância de incluir no debate outros agentes políticos.
“É muito importante que também sejam incluídos nessa mobilização deputados e senadores mineiros, ampliando nossa força política.
Contagem é uma cidade que produz, que gera emprego, que movimenta a economia de Minas e do Brasil.
E, diante desse desafio, vamos agir unidos para proteger nossos empregos, nossa produção e o futuro da nossa economia”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
O protagonismo de Contagem como um dos principais centros industriais do país foi destacado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Luciano José de Oliveira, que também lançou luz à necessidade de dialogar com quem está lidando com as negociações. “Essa conversa foi muito importante para chegarmos em um consenso de como resolver os problemas e minimizar os efeitos. Nós vamos produzir, a partir de então, um manifesto junto às autoridades federais que estão na linha de frente da situação para que nós tenhamos uma voz efetiva que possa ser ouvida. Contagem é um dos principais centros industriais do Brasil e gera diversos empregos, que precisam ser preservados”, expressou o secretário.
Fausto Varela, presidente da CIEMG, também reconheceu a importância do encontro. “Esse encontro é fundamental nesse momento. Essa discussão trouxe uma luz para que possamos caminhar e começar a ver alternativas para essa situação que tem afligido as empresas que fazem parte da cadeia ou circuito de trabalho que contempla as exportações”, destacou.
No último dia 6/8 entrou em vigor a nova tarifa de 50% imposta pelo presidente norte-americano, Donald Trump, sobre alguns produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos. A medida é preocupante, tendo em vista que os americanos são um dos principais parceiros comerciais de Contagem e cerca de 20% dos produtos exportados pelo município tem como destino o mercado americano.
Também participaram do evento, o vice-prefeito Ricardo Faria e o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Bruno Barreiro, além de empresários de diversos setores e representantes do Executivo e Legislativo municipais.