A prefeita Marília Campos visitou, nesta quarta-feira (11/2), a UPA Vargem das Flores para acompanhar os avanços da reforma da unidade, que já está 90% concluída. A UPA realiza, em média, cerca de 9 mil atendimentos por mês e integra o conjunto de investimentos da Prefeitura na requalificação da rede de urgência e emergência em saúde do município. A intervenção priorizou a otimização do fluxo de atendimento e a humanização dos espaços, proporcionando um ambiente mais acolhedor e funcional para pacientes e profissionais.
Entre as principais melhorias está a divisão da antiga sala de medicação em duas novas salas, verde e amarela, possibilitando melhor segmentação dos atendimentos e mais segurança no monitoramento dos pacientes. As salas de pediatria e urgência também foram renovadas, com aprimoramento nos padrões de conforto, higiene e segurança hospitalar, mantendo o mesmo número de leitos. A recepção foi ampliada, garantindo mais conforto na área de espera e melhor circulação. A unidade também passou a contar com duas salas exclusivas para atendimento on-line, além de nova pintura e fachada revitalizada.

Com recepção ampliada e revitalizada, pacientes terão mais conforto durante a espera e melhoria na circulação - Fotos: Fábio Silva/PMC
Durante a visita, a prefeita percorreu a pediatria, as salas de medicação e de observação, e o refeitório, conversando com pacientes, acompanhantes e servidores.
“Foi aqui que nós fizemos melhorias, ampliamos o acesso, e melhoramos a qualidade do atendimento na UPA.
Isso é investimento na saúde para que ela melhore ainda mais. É nessa UPA que a gente atendeu, em 2025,
mais de 100 mil pessoas. Isso é prioridade para o governo, investir na saúde para que todos fiquem melhor”.
Prefeita Marília Campos
Marília ainda ressaltou que a unidade também dá suporte a moradores de municípios vizinhos. “São quase 15 milhões de investimentos anuais somente nesta UPA, que atende 30% da população de outras cidades”, pontuou.
A superintendente das UPAs de Contagem, Priscilla Fazzio, explicou que a primeira etapa da requalificação contemplou melhorias estruturais e de ambiência. Agora, o foco está na qualificação dos processos de trabalho, com investimento na capacitação dos profissionais e no fortalecimento do acolhimento.
“Os pacientes classificados como amarelo, que têm um risco maior, entram direto para dentro da unidade e permanecem em um local separado, com vigilância o tempo inteiro. Todas as unidades estão nesse mesmo processo, para que todos possam, independentemente da porta que cheguem, receber a mesma qualidade de assistência”, afirmou Fazzio.
A agenda incluiu um balanço dos avanços, reunindo equipes da Administração Regional Vargem das Flores e das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, além de representantes de escolas, Cemeis, Cras e Creas. O momento foi dedicado ao alinhamento de desafios e ao fortalecimento da integração entre os serviços públicos.
Também participaram da visita o vice-prefeito, Ricardo Faria; o presidente da câmara, Bruno Barreiro, e o presidente da Comissão de Saúde, Vinícius Faria.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









