A solenidade de abertura do ano legislativo de 2026 marcou, nesta terça-feira (5/2), o início oficial dos trabalhos parlamentares na Câmara Municipal de Contagem. Conduzida pelo presidente da Casa, vereador Bruno Barreiro, a cerimônia contou com a participação da prefeita Marília Campos, que destacou as obras e intervenções em andamento ou já entregues no município, somando mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos em diversas áreas. Na ocasião, também foi reforçada a importância do diálogo, da cooperação e da atuação harmônica entre os poderes para a promoção da qualidade de vida da população.
Foram apresentados, ainda, três projetos de lei para apreciação do legislativo. As proposições tratam da criação do Iprevicon, com a transformação do fundo previdenciário em autarquia; a reformulação do Conselho Municipal da Mulher, com ampliação da participação e fortalecimento do controle social; e a autorização para o pagamento retroativo dos quinquênios congelados durante a pandemia, medida voltada à valorização dos servidores públicos municipais.
Em seu pronunciamento, Marília enfatizou o balanço fiscal e econômico positivo do último ano que consolidou Contagem, em 2025, como a segunda cidade do estado que mais gerou empregos.
Ela ressaltou que a boa condução das contas públicas tem sido fundamental para o desenvolvimento do município.
“Como prefeita, tenho o compromisso não apenas
de promover a melhoria da qualidade de vida
da população, mas também de fortalecer
a gestão pública, com excelência
na arrecadação, controle de despesas,
redução do endividamento e ampliação
dos investimentos em políticas públicas.
Uma gestão orçamentária responsável torna
Contagem cada vez mais atrativa para
os investimentos públicos e privados,
resultando em superávit fiscal,
mais oportunidades e desenvolvimento
para a cidade”.
Prefeita de Contagem, Marília Campos
Por outro lado, a prefeita reforçou que a responsabilidade com as contas públicas não inibe um olhar atento para as políticas sociais, como é o caso da atenção às pessoas em situação de rua.
“O problema da população em situação
de rua não é apenas habitacional, é
uma questão multifacetada que hoje
possui uma diretriz estabelecida pela
legislação federal. Por isso, estamos
investindo e cuidando dessas pessoas.
Estamos em vias de inaugurar o
Centro Social Urbano, que contará
com a presença da defesa social,
oficinas de capacitação de emprego
e geração de renda, canil para os
animais dessa população, entre
outros serviços”.
Prefeita de Contagem, Marília Campos
Marília ressaltou, também, que “a rede de atendimento inclui, ainda, a distribuição de barracas, um equipamento localizado no Solar do Madeira para acolhimento e tratamento de pessoas com dependência de álcool e outras drogas, além de dois abrigos municipais. Nós estamos construindo uma política integrada para acolher essas pessoas e promover sua inclusão na sociedade”.
Para finalizar, ela agradeceu a receptividade dos projetos encaminhados e reforçou a importância da parceria com os vereadores, em especial com o líder de governo, vereador Daniel do Irineu, e com o vice-líder, vereador Didi. Também participaram da solenidade os secretários Pedro Amaral (Geral) e Teteco (Governo).
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos









