O sonho das famílias do Residencial Parque Maracanã se tornou realidade após 14 anos de espera. Na essa terça-feira (10/2) elas receberam, em mãos, o título de propriedade dos apartamentos, o que vai dar segurança e tranquilidade às pessoas.
Essa conquista foi possível por meio do Programa “Casa Minha", iniciado em 2023, por meio do qual a Prefeitura de Contagem, e que está promovendo a regularização fundiária de interesse social para cerca de 13 mil moradias, em 23 localidades. A Secretaria de Habitação já agendou atendimentos para que outras 31 famílias do Residencial Parque Maracanã, que precisam completar a documentação, hoje pendente, para também serem encaminhadas para titulação.
As pendências, atualmente, estão relacionadas a questões sociojurídicas, como divórcio, herança e outras questões documentais. Dessa maneira, a titulação desses imóveis permanece temporariamente suspensa até a regularização dessas situações pelos beneficiários. A Secretaria Municipal de Habitação seguirá acompanhando cada caso, de forma individualizada para que todos sejam atendidos em sua plenitude.
“Agora, além da moradia segura, com tranquilidade, principalmente em época de chuva,
a gente garantiu, também, a escritura da moradia para essas famílias.
A casa, agora, é de propriedade de cada um e de cada uma”.
Prefeita de Contagem, Marília Campos
A secretária de Habitação, Mônica Bedê, explicou que cada bloco também vai constituir um condomínio autônomo, com endereço postal, CNPJ e síndico. “Dessa maneira, com a individualização dos blocos e a aprovação do parcelamento do solo, todo o conjunto será beneficiado. Que desfrutem da tranquilidade de ter a segurança da moradia, pois, a partir do título, vocês podem transferir o imóvel para herdeiros, alugar ou vender”, disse.

O sonho das famílias do Residencial Parque Maracanã se tornou realidade após 14 anos de espera Fotos: Luci Sallum/PMC
Maria de Lourdes Teixeira recebeu das mãos da prefeita Marília o documento de titularidade do seu apartamento e lembrou que, no passado, em época chuvosa, saía de casa para trabalhar em meio a alagamentos, uma realidade distante que ficou para trás. “Fomos socorridos por quem colocou os pés na lama e nos tirou daquela situação crítica, que vivíamos com nossas famílias”, destacou.
O analista de almoxarifado, Reginaldo Gonçalves, morou no bairro a vida toda e afirmou estar muito feliz com a titulação: "Era um sonho para nós, moradores, termos nosso imóvel regularizado. Esperamos por esse momento por muito tempo, e conquistarmos isso agora foi resultado de muita luta. Viver esse momento é muito gratificante".
Outro testemunho da situação da área, antes da construção do conjunto residencial, foi dado pelo representante do Legislativo, vereador Alex Chiodi, que relembrou as idas à região no seu primeiro mandato como vereador, quando presenciou os impactos das chuvas na antiga Vila Maracanã.
“Hoje é dia de comemoração, pois, no passado, as chuvas
deixavam as casas alagadas. Foi a luta destas famílias
que resultou na existência da rua Maria Cecília e do residencial”.
Vereador Alex Chiodi
.jpg)
Obras de infraestrutura
A prefeita Marília Campos, em discurso, relembrou suas visitas à região e as situações críticas decorrentes dos problemas hidrológicos e dos alagamentos do passado, bem como a busca de recursos junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O programa, em 2012, possibilitou a construção do próprio Residencial Parque Maracanã, com reassentamento de 128 famílias que, anteriormente, estavam sendo atendidas, provisoriamente, pelo Programa Bolsa Moradia. “Naquele momento, garantimos a moradia digna. Hoje, garantimos a segurança definitiva da propriedade”, afirmou.
Marília comentou que, de forma democrática, as obras na cidade são feitas em conjunto com a população, que solicita prioridades, cabendo ao Executivo buscar os recursos para a execução. “Em Contagem, os projetos não ficam nas gavetas”, disse. “Mais do que entregar documentos, consolidamos direitos. Damos um passo definitivo para assegurar tranquilidade, autonomia e dignidade às famílias do Parque Maracanã”, completou.
A prefeita afirmou, ainda, que atualmente Contagem tem aplicado mais de R$ 1 bilhão em investimentos, abrangendo áreas como saúde, educação, mobilidade e políticas sociais.
Residencial Parque Maracanã
Composto por oito blocos, com 16 apartamentos cada, totalizando 128 domicílios, o Conjunto Residencial Parque Maracanã está localizado na rua Maria Cecília, 295, no bairro Parque Maracanã. Este é um dos bairros que vem recebendo melhorias devido às obras em execução da avenida Maracanã, rebatizada como av. Prefeito Newton Cardoso, que contará com pista de caminhada e contribuirá para o saneamento básico e para a melhoria da mobilidade urbana, pois realocará o trânsito pesado do centro histórico da região Sede e encurtará o tempo de viagem até a região de Vargem das Flores. A primeira fase de obras da avenida já foi entregue.
Estiveram também presentes o vice-prefeito, Ricardo Faria; equipe de governo; as vereadoras Adriana de Souza e Moara Sabóia; e o administrador regional Sede, Gil Martins.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!









