O Hospital Municipal de Contagem (HMC) deu um salto de eficiência na realização de colonoscopias em ambiente hospitalar, zerando a fila de espera para o exame. O procedimento é essencial para investigar alterações no intestino e diagnosticar precocemente câncer colorretal, doenças inflamatórias e sangramentos gastrointestinais.
Até pouco tempo, quem precisava realizar o exame em ambiente hospitalar enfrentava uma longa espera. A fila já chegou a registrar 230 pessoas. Hoje, para a maioria dos pacientes que necessita do procedimento nesse contexto, o agendamento tornou-se muito mais ágil.
“A fila, que tinha em média 150 pessoas aguardando, atualmente está zerada para pacientes classificados como ASA 1 e 2, aqueles mais estáveis e com nenhuma doença. Também conseguimos reduzir, significativamente, a espera dos pacientes ASA 3, que são os que apresentam comorbidades e necessitam de leito de CTI. Nesse grupo, passamos de 230 para apenas 41 pessoas na fila”, explicou a gerente de apoio diagnóstico e terapêutico, Ana Carolina Santiago.
Ana Carolina ressaltou, também, que a melhora veio com um conjunto de ações, como reforma das salas para torná-las mais confortáveis e funcionais, aquisição de equipamentos modernos e ampliação da equipe especializada nos dias de realização do exame. Outro fator que acelerou o processo foi a melhoria na comunicação com os pacientes. “Como a maioria dos pacientes é idosa, o HMC passou a oferecer, além da explicação na pré-consulta, um folder com QR Code, que leva a um vídeo explicativo didático sobre o preparo, facilitando a compreensão”.
Para a paciente Ângela Maria, que realiza o exame regularmente por já ter enfrentado um câncer, a diferença é visível. “O preparo é invasivo, mas a equipe orienta muito bem. Fico feliz com a agilidade, porque quem já teve câncer sabe que, quanto antes detectar qualquer alteração, maiores são as chances de cura”, afirmou.
Mesmo processo com novo ritmo
A gerente de apoio diagnóstico e terapêutico falou, ainda, que o processo para quem precisa realizar o exame permanece o mesmo. Após a consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS), o pedido é encaminhado ao Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (Ceaps), onde é realizada a triagem. Caso seja identificada a necessidade de realização do exame, o agendamento é efetuado no HMC.
A mudança confirma o compromisso do SSA Contagem em oferecer um atendimento mais humanizado, ágil e eficiente, garantindo à população acesso rápido a um exame que pode salvar vidas.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos