O sonho de ter o pai ao seu lado no dia do casamento levou Ana Luíza Montal, junto do noivo Gustavo Ferreira, a mudar a cerimônia para o Hospital Municipal de Contagem (HMC). O espaço ecumênico do HMC foi o cenário escolhido desta decisão inédita, rara e emocionante. A celebração, no último 13 de agosto, foi adaptada para que o pai da noiva, Carlos Washington, internado há 17 dias, pudesse participar desse momento tão especial para as famílias.
Entre lágrimas e sorrisos, o casamento da Ana Luíza e do Gustavo reuniu familiares, pacientes e colaboradores, transformando a rotina hospitalar em um dia de celebrar. O gesto reforça o compromisso do cuidado humanizado no atendimento do SUS Contagem.
Com a voz embargada e o olhar brilhando de emoção, Carlos Washington, internado devido a uma infecção nos pés, falou sobre a alegria de participar do casamento da filha. Para ele, o momento superou qualquer dificuldade e trouxe um significado especial de fé, gratidão e afeto. “Há uns meses que eu estou pensando nisso, mas não achava que ia acontecer aqui. É como minha filha me disse: se tem Deus, poderia ter só duas cadeiras que a cerimônia também estaria completa”, disse.
Além disso, ele destacou a importância do apoio da equipe de colaboradores do HMC para a realização deste momento emocionante. “Estou perto de pessoas que jamais imaginei que estariam na minha vida agora, pois elas vieram num momento de dor, mas também agregaram neste momento de alegria. Quero agradecer especialmente ao doutor Bruno e à minha médica Juliana, que se tornou uma pessoa do meu dia a dia. Ela está no início da carreira e já passou por uma emoção dessas, com essa aproximação da minha família”, completou.
O casamento de Ana Luíza e Gustavo no dia 13 de agosto marcaram a história do Hospital Municipal de Contagem
Fotos: Ascom SSA
Para Ana Luíza Montal, adiar ou realizar a cerimônia sem a presença do pai não era uma opção. “Sempre foi um sonho para nós dois. Ele e minha mãe são minha vida e meu noivo agora também. Nós acreditávamos que não importava onde ele estaria, se no hospital ou fora dele, interessava era ele estar ao meu lado”, declarou a noiva.
Ela também destacou o acolhimento recebido durante os dias de internação. “Os profissionais daqui tratam humanamente o paciente, lembram que têm família e alma. Isso é raro hoje na saúde. Eles tocam no nosso coração por meio do trabalho deles”, ressaltou.
A médica Juliana Kelly Rodrigues, responsável pelo acompanhamento de Carlos, reforçou a importância de enxergar o paciente para além da doença. “Quando entendemos que estamos lidando com um momento de fragilidade não só do paciente, mas de toda a família, passamos a ter uma visão diferente do nosso papel. Não é só medicação e exames, mas também escuta, acolhimento e redução do estresse da internação”.
Para a superintendente do HMC, Olívia Bonfim, ações como esta mostram a essência da missão do hospital. “O atendimento humanizado é um pilar do nosso trabalho. Momentos como esse reforçam que cuidar vai muito além do tratamento clínico”, destacou.
A troca dos votos foi conduzida por uma cerimonialista e contou com uma bênção especial ao casal. No final, aplausos e abraços selaram um dia inesquecível, que ficará marcado não apenas na história da família, mas também do Hospital Municipal de Contagem.