O Programa Mãe Contagense está garantindo uma experiência mais tranquila e segura para as gestantes do município. A iniciativa oferece visitas guiadas ao Centro Materno Infantil (CMI), com o objetivo de familiarizar as futuras mamães com o ambiente hospitalar, reduzir medos, esclarecer dúvidas e promover o empoderamento feminino durante a gestação. As visitas contam com palestra, bate-papo para esclarecer dúvidas e orientações sobre aleitamento materno.
De acordo com a assistente social e responsável pelo programa, Érica Gomes, a visita se divide em partes. “Criamos um momento especial, começando com uma palestra para esclarecer tudo sobre gestação, trabalho de parto e pós-parto. Além disso, oferecemos um lanche para nossos visitantes. Depois, apresentamos a estrutura da maternidade, tiramos todas as dúvidas, inclusive sobre cuidados com o bebê e o aleitamento”, explica.
Dentro da unidade, as gestantes conhecem as instalações, incluindo o Centro de Parto Normal e os quartos PPPs (pré-parto, parto e pós-parto), que oferecem um espaço acolhedor, com menos luminosidade e ruído, banheiros privativos e recursos para alívio da dor, como bola de pilates, massagens, chuveiro quente, banheira, musicoterapia e acompanhamento da doula comunitária.
Érica Gomes destacou que o programa evoluiu ao longo do tempo. “No início, a visita era simples, era mostrado apenas o espaço físico. Com o passar dos anos, percebemos que as gestantes tinham muitas dúvidas, ouviam relatos diferentes e queriam entender melhor o processo. Assim, fomos criando mecanismos para que essas visitas ficassem ainda mais agradáveis e esclarecedoras para nossas gestantes”, enfatiza.
Segundo Gladyston Malta, gerente de relação com o usuário e da equipe multidisciplinar, o programa tem gerado resultados muito positivos. “É uma iniciativa que faz toda a diferença para as gestantes. O objetivo é acolher, orientar e dar mais segurança para que esse momento seja o mais tranquilo possível. É muito gratificante ver que a visita tira dúvidas, reduz ansiedade e aproxima a família do local onde o bebê vai nascer.”
De portas abertas para as gestantes
A experiência tem agradado as participantes. A fotógrafa, Anitta Custódio de Mello, 33 anos, faz acompanhamento de alto risco pelo Centro de Atenção Especializada (CAE) Iria Diniz. “Descobri a visita por indicação da equipe do Iria Diniz, onde faço meu acompanhamento. Há dois anos estive na maternidade por causa de um sangramento e, agora, gostei muito de ver as melhorias. A estrutura está renovada e achei ótimo o banho de luz no quarto, que evita a separação entre mãe e bebê. Também adorei o curso. Sabemos que, no geral, o pré-natal não prepara a mulher como deveria, então foi muito bacana ter esse espaço para aprender e esclarecer dúvidas. Foi algo que fez diferença para mim”, ressaltou a mãe.
Como participar
O Programa Mãe Contagense acontece às quintas-feiras, uma vez por mês, em datas programadas, sempre às 14h, no auditório do Centro Materno Infantil (CMI). Para participar, é necessário agendar pela UBS mais próxima ou pelo telefone (31) 3352-2070, ramal 1038 do Serviço de Assistência Social.