O governador do Estado, Romeu Zema, e a prefeita de Contagem, Marília Campos, visitam a bacia B3, na antiga Vila PTO, no bairro Água Branca, e realizam coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (18/8), a partir das 8h.
A visita marca a entrega da bacia, que já está concluída, funcionando em sua capacidade total. Ela faz parte de um conjunto de intervenções que visam conter os impactos das chuvas na cidade e também em Belo Horizonte.
A obra de contenção é fruto de uma longa articulação iniciada pela prefeita Marília Campos, junto ao governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte.
A bacia B3 tem capacidade para reter aproximadamente 103 milhões de litros de água, o que vai contribuir muito para reduzir os alagamentos que, anualmente, colocavam em risco a vida das pessoas naquela região.
O investimento feito foi de R$28,2 milhões, verba proveniente do Termo de Reparação da mineradora Vale, por consequência do rompimento da barragem de Brumadinho, repassados ao município pelo Estado.
O município de Contagem contribuiu com um aporte de R$7 milhões para o projeto.
Durante as últimas chuvas, a B3 e as outras três bacias que estão em construção (B2, na avenida Rio Volga,l no bairro Riacho das Pedras; B4, que fica na antiga Vila Itaú e a B5, que fica na Vila Sport Club, em Belo Horizonte), já se mostraram muito efetivas para conter as águas das chuvas e evitar alagamentos.
As bacias atuam como sistemas de acumulação de água, que regularizam e desaceleram o fluxo de água das chuvas, reduzindo a velocidade e a força da água durante as chuvas.
SERVIÇO
COLETIVA DE IMPRENSA
BACIA B3
Horário: a partir das 8h
Local: avenida Babita Camargos, próximo a alça de entrada da Via Expressa de Contagem, na altura do número 2.590, bairro Água Branca