A Prefeitura trabalha todo dia para deixar Contagem mais acessível e segura! Na região do Eldorado a revitalização de quatro becos, que fazem a ligação entre as ruas dos Ingás e dos Jatobás, no entorno da praça da Glória, está facilitando a vida de quem transita no local. As intervenções integram o pacote de obras escolhidas pela população, a partir do Conselho Regional Eldorado, e foram pensadas para melhorar a mobilidade e garantir a segurança, deixando a região mais funcional.
Segundo o engenheiro responsável que coordenou a intervenção, Guilherme Lara, as transformações feitas beneficiarão a população de várias formas. “Foram retirados os desníveis que os becos tinham no piso, facilitando a mobilidade dos pedestres; instalado piso podotátil, para ajudar a locomoção de pessoas com baixa visão; colocadas lixeiras, para que o lixo não seja descartado de forma irregular; e pisos drenantes, para que a água da chuva tenha menor impacto e diminua a possibilidade de alagamentos”.
A obra, executada pela Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (Conparq), foi finalizada no primeiro semestre deste ano com êxito e moradores da região observaram como a reforma melhorou a passagem pelos becos.
Os becos receberam piso podotátil, lixeiras e sistema de drenagem, melhorando a mobilidade e a segurança - Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
A moradora e conselheira regional, Sofia Morais, falou do prazer e gratidão em ver a gestão trabalhando para o desenvolvimento do bairro. “A revitalização dos becos está sendo ótima para a cidade. É um sinal de cuidado. O piso permeável é muito interessante nos tempos de boas práticas ambientais. Ficaram lindos e acessíveis, além de dentro das regras”.
A moradora reconhece o esforço da Prefeitura para a realização das obras, mas também observa que algumas lixeiras já foram depredadas e as paredes pichadas, fazendo um alerta para a necessidade de adotar medidas contra a vandalização dos espaços.
“A comunidade agradece, pois foi uma obra que conquistamos no Conselho Regional. Tínhamos verba para revitalizar um beco e acabaram executando mais três. É importante preservar o que foi feito e conscientizar a população para conservação dos bens públicos”, reforçou.