A Prefeitura de Contagem tem investido nos últimos anos na arborização urbana do município. Já foram 15.678 mudas de árvores nativas plantadas desde 2021 em diversos pontos da cidade, como ruas, avenidas, unidades de saúde, escolas e parques, elas surgem como alternativa para amenizar as altas temperaturas, mostrando o trabalho todo dia do poder público. Os plantios são planejados com o objetivo de aumentar a cobertura vegetal em pontos estratégicos do município e também para oferecer mais conforto térmico, sombra e qualidade de vida para quem vive ou circula pela cidade.
Com o lançamento do Programa “Contagem mais Verde”, o município está intensificando o plantio de árvores em áreas públicas, com assistência técnica da equipe da Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (Conparq). A meta é chegar a mais 10 mil mudas até o fim de 2026, sempre respeitando as características do solo, do clima e das espécies nativas da região, como as do cerrado e da mata atlântica, biomas predominantes na cidade.
Além de ampliar a arborização da cidade, o “Contagem Mais Verde” também prevê a manutenção das espécies plantadas e o acompanhamento técnico ao longo de todas as etapas do processo. Segundo o presidente da Conparq, Avair Júnior, esse trabalho contínuo é essencial para garantir a efetividade das ações ambientais propostas.
“Nosso trabalho não se limita a plantar. Temos equipes preparadas para acompanhar o desenvolvimento das mudas, garantindo que elas cresçam de forma saudável e cumpram seu papel na melhoria da paisagem urbana e na preservação ambiental”.
Ipês, sibipiruna, pau-brasil, jatobá e aroeira são algumas das espécies que já se tornaram parte da paisagem de Contagem, trazendo benefícios diretos para o microclima urbano e promovendo a biodiversidade nos bairros.
Quem passa por uma das avenidas mais importantes do município já percebe a diferença. Só em 2024, a av. João César de Oliveira recebeu o plantio de cerca de 443 árvores por toda sua extensão, somando mais de 600 nos últimos anos. A avenida é um dos exemplos de como a arborização pode transformar corredores urbanos em espaços mais agradáveis e funcionais, com menos calor, mais sombra e melhor qualidade do ar. O mesmo está acontecendo na nova ponte do Tapera, na região do Ressaca, onde 120 mudas foram plantadas nos últimos meses.
Outros pontos da cidade também vêm recebendo as ações de arborização, como o Terminal Ressaca, Complexo Hospitalar, unidades básicas de saúde, escolas municipais, parques - Fernão Dias, Gentil Diniz e Carajás -, além de avenidas importantes para a mobilidade da cidade, como Francisco Firmo de Matos, Helena de Vasconcelos Costa, Severino Ballesteros, Prefeito Gil Diniz, Pio XII.
“Ao investirmos na arborização da nossa cidade, estamos reafirmando nosso compromisso em ter uma Contagem mais sustentável e preparada para enfrentar os desafios climáticos dos próximos anos. Temos nossa responsabilidade, mas a população também tem que fazer a parte dela em cuidar dos espaços públicos, valorizar o meio ambiente e participar da construção de uma cidade mais saudável para todos os contagenses”, finalizou Avair.