Neste sábado (29/11), a cidade ganha cor, criatividade e conexão com a natureza. Das 9h às 12h, acontece o Calçada Brincante - Percurso Com-Vidas Educarte, na rua Carlos Vitoriano de Sá, entre as ruas Geraldo Augusto e Raimundo Macedo, no bairro Bela Vista. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a consciência ambiental e valorizar o protagonismo infantojuvenil, envolvendo estudantes, professores, funcionários, gestores e a comunidade.
Para proporcionar um espaço de aprendizado, lazer e contato com a natureza, o projeto criará um caminho lúdico e natural que liga a Escola Municipal Josefina de Souza Lima ao Educarte Estação do Saber, com plantio de árvores e construção de elementos paisagísticos ao longo do trajeto, estimulando atitudes voltadas para a sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente.
A diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), destaca que a ação reforça a conscientização da comunidade sobre a importância da educação ambiental. “Essa atividade visa fortalecer a sensibilização quanto à relevância de ambientes mais arborizados e à necessidade de ações locais para mitigar os efeitos das emergências climáticas. As atividades desenvolvidas nesta etapa contribuirão diretamente para o avanço do projeto, que contempla, em sua continuidade, a arborização do percurso que conecta as unidades escolares participantes”.
Durante a realização da ação, a Transcon realizará o fechamento da rua Carlos Vitoriano de Sá, entre as ruas Geraldo Augusto e Raimundo Macedo, para garantir a segurança dos participantes.
O Projeto "Calçada Brincante" foi elaborado pela Escola Educarte Estação do Saber, e sua execução conta com a parceria entre o Programa de Educação Ambiental Com-Vidas nas Escolas, coordenado pela Superintendência de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Projeto de Extensão Urbanismo Tático (Croqui UNA Contagem), que é coordenado pela arquiteta, urbanista, geógrafa e professora Fernanda Mingote, e busca melhorar a qualidade de vida tornando os espaços públicos mais seguros, além de promover a participação social.









