Para dar continuidade ao trabalho da Prefeitura de Contagem para deixar a cidade mais verde e acolhedora, na manhã desta sexta-feira (13/2), aconteceu mais uma ação de plantio, dessa vez na av. Olímpio Garcia, no Eldorado. A iniciativa fortalece o compromisso do município com a expansão das áreas verdes e preservação do meio ambiente. Além disso, contribui para a proteção dos recursos naturais e a melhoria do bem-estar da população.
De acordo com o gerente de Plantio da Conparq, Lucas Marinho, a escolha da área foi pensada estrategicamente no contexto da arborização urbana, pois conecta a avenida João César de Oliveira, o parque Ecológico do Eldorado, a praça da Glória e a avenida Francisco Firmo de Matos. Dessa forma, é possível integrar dois grandes corredores verdes em consolidação: a João César, que recebeu um extenso plantio, e a Firmo de Matos, que também passou por um plantio intenso há cerca de dois anos.
Lucas Marinho explicou ainda os benefícios proporcionados pela integração dessas áreas verdes. “Ao conectar esses grandes corredores, é possível criar uma ligação para a fauna, o que contribui significativamente para a redução das ilhas de calor, especialmente na região do Eldorado, marcada pelo excesso de concreto e altas temperaturas. Além disso, melhora a condição ambiental desses maciços de vegetação, pois garante o fluxo de animais e a interação entre as plantas”.

O plantio na av. Olímpio Garcia formará um cinturão verde conectando as avenidas João César e Firmo de Matos; a praça da Glória e o parque Ecológico do Eldorado - Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Segundo o gerente de plantio, a ação integra a compensação ambiental promovida pela Prefeitura como forma de reparar supressões realizadas no passado. A iniciativa é da Autarquia Municipal de Praças e Parques de Contagem (Conparq), que mantém contrato para o plantio de milhares de árvores na cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semobs), com participação da Organização Não-Governamental (ONG) Associação de Proteção e Defesa das Águas da Vargem das Flores (Aprovargem).
O representante da Aprovargem, Maurício Cassim, destacou a importância da parceria para a preservação ambiental da cidade. “É uma alternativa relevante que a sociedade tem encontrado para qualificar o ar e tornar a cidade mais fresca. A arborização contribui significativamente para esse ambiente urbano já bastante alterado e funciona como uma proteção para a população. Nossa expectativa é reduzir as chamadas ondas de calor. O verde só traz benefícios para a cidade!”.
Maurício também ressaltou que a ação contribui para a infiltração da água no solo, favorecendo a recarga dos aquíferos (grandes reservatórios subterrâneos de água doce contidos em rochas permeáveis e porosas, reabastecidos pela infiltração da chuva) e ampliando o volume destinado à represa de Várzea das Flores, responsável pelo abastecimento de grande parte do município e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Trata-se de um reservatório artificial de grande importância e com enorme responsabilidade no fornecimento de água”, afirmou.
A execução do plantio foi realizada pela empresa Viveiro Campo Lindo (VCL), responsável pelo fornecimento de mudas de alta qualidade.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









