Fim de semana chegando e, com ele, uma boa opção de lazer estará disponível no parque Cataguás (antigo Fernão Dias). No domingo, a partir das 11h, na tenda, crianças, jovens e adultos poderão acompanhar, gratuitamente, a peça “A Fantástica Floresta”, da O Trem - Companhia de Teatro. A classificação é livre e acessível em Libras.
A peça conta a história de João, um menino à procura do avô, que desapareceu dentro da floresta. E a única pista que ele tem é o apito inseparável, encontrado na beira de um rio por um tico-tico. Ao entrar sozinho na floresta fantástica, o garoto não imaginava receber a ajuda dos animais. O enredo traz a preservação do meio ambiente, por meio de narrativas atuais e um cenário marcante.
A atriz e diretora artística da companhia, Livia Gaudencio, explicou que a preservação do meio ambiente é um tema que segue atual. “Não é à toa que estamos há 15 anos em cartaz com esse trabalho. Mas, claro, revendo constantemente a dramaturgia e a encenação. Para esta temporada, partes do cenário, assinado por Alício Silva (Casa Malagueta), e a trilha sonora original de Marcos Frederico foram refeitos para aprimorar a qualidade estética e artística. A iluminação será inteiramente nova, a partir da proposta do Bruno Cerezoli, que chega agora para compor a equipe”, comentou.
“O espetáculo volta a Contagem trazendo essa interação entre o ser humano e o meio ambiente. Traz a narrativa da preservação, em meio a um cenário diferenciado e elementos que prendem a atenção do público. Convido a todos! Quem já viu em 2025, volte, e quem não teve a oportunidade de assistir, vá ao parque Cataguás, no dia 22/2”, destacou a produtora cultural, Patrícia Matos.
Trem de Teatro
Embora traga, em sua longa trajetória, sete trabalhos voltados para o público adulto, alguns deles premiados e dirigidos por conhecidos profissionais da cena teatral mineira, como Pedro Paulo Cava, Yuri Simon, Ilvio Amaral e Maurício Canguçu, chama a atenção o número de espetáculos da O Trem - Companhia de Teatro dedicados à infância, ao todo, nove.
A peça “Fantástica Floresta” recebeu prêmio de Melhor Figurino Usiminas/Sinparc 2010, para Alexandre Colla e, ainda, oito indicações nas categorias Melhor Espetáculo; Melhor Texto; Melhor Direção; Melhor Cenário; Melhor Iluminação; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora.
O espetáculo, realizado pela Lima Produções Culturais, é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com o apoio da Prefeitura de Contagem e do parque Cataguás.
Local: parque Cataguás (antigo Fernão Dias) - rua Rio Comprido, 4655 - Riacho
Horário: 11h
Entrada: gratuita
Acessibilidade em Libras









