A Prefeitura de Contagem trabalha todo dia para transformar a cidade em um lugar cada vez mais verde, saudável, sustentável, resiliente às mudanças climáticas e melhor de se viver. Quem passa pelas praças, parques, áreas verdes ou as principais avenidas já percebeu mudanças significativas. Desde 2021, a Prefeitura vem intensificando os investimentos na recuperação e valorização desses espaços pelas oito regiões, com ações que vão da limpeza e manutenção até reformas completas.
Mais de 130 locais já passaram por algum tipo de intervenção. Até junho deste ano, já foram investidos cerca de R$ 140 milhões para garantir que todos os cantos da cidade ofereçam espaços de lazer e convivência para a população.
Os trabalhos incluem serviços de zeladoria, como varrição, capina e limpeza, mas também reformas estruturais em praças e parques, com melhorias na acessibilidade, iluminação, troca de pisos, novos bancos e mesas, instalação de brinquedos e práticas esportivas, arborização, entre outros.
Para o presidente da Autarquia Municipal de Praças e Parques de Contagem (Conparq), Avair Júnior, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura é resultado direto do envolvimento da população e do compromisso com a qualidade dos espaços públicos. “A cidade se encontra nas praças e nos parques. As novas revitalizações tornaram esses espaços ainda mais convidativos, principalmente aos fins de semana, quando o movimento aumenta bastante. É um sucesso de público”, afirmou.
Ele ressaltou que a participação social tem papel fundamental em todo o processo. As intervenções são definidas com base nas deliberações dos conselhos regionais e, após a entrega das obras, são criadas comissões comunitárias que atuam na conscientização e no cuidado com os espaços.
“Esse envolvimento fortalece o sentimento de pertencimento e contribui para a preservação dos locais revitalizados, permitindo que os benefícios se expandam para outras áreas da cidade. Nossos espaços públicos não oferecem apenas áreas de convivência, mas também estruturas adequadas para diversas modalidades esportivas. Hoje, Contagem consegue unir esporte, lazer e cultura em um mesmo lugar”, disse.
Entre os principais locais já revitalizados estão as praças da Glória (Eldorado), Tancredo Neves (Sede), Divino (Ressaca) e Jabuticabas (Sede), além de importantes parques como o Ecológico do Eldorado (Eldorado), Ecológico Colonial (Sede), Gentil Diniz (Sede), Sapucaias I (Petrolândia), Oitis (Ressaca) e Fernão Dias (Riacho). Esses espaços já passaram por requalificação e hoje oferecem mais conforto, segurança e opções de lazer para a população.
O parque Gentil Diniz foi totalmente revitalizado e entregue à população Fotos: Ricardo Lima/PMC
Entre as intervenções estão: pintura, capina, recomposição de passeios, plantio de gramas e flores, instalação de iluminação, bancos e mesas, equipamentos de ginástica e lixeiras, além da recuperação de academias da cidade, entre outros.
Em outras regiões, as obras estão em andamento, como os parques Sarandi (Ressaca), Pedreira Santa Rita (Industrial), Sapucaias II (Petrolândia) e Amendoeiras (Nacional). Também estão ocorrendo as intervenções nas praças Adolfo Oliver (Eldorado), Moingo (Eldorado) e Moara (Eldorado), além da criação da praça Emboabas (Eldorado). Essas obras foram escolhidas e votadas pelo conselho regional da região.
O parque Amendoeiras, no Nacional, foi um dos locais que recebeu atenção da Prefeitura de Contagem Fotos: Ricardo Lima/PMC
Mais melhorias
Outro importante trabalho que segue a todo vapor é a revitalização dos canteiros centrais. Entre eles, a avenida João César de Oliveira, que recebeu atenção especial. A obra foi pensada para trazer mais conforto e segurança para quem circula pela avenida e também para quem mora ou trabalha na região. Foram investidos mais de R$ 4 milhões nas obras que contemplam o trecho entre a praça Paulo Pinheiro Chagas e a avenida José Faria da Rocha (próximo a Igreja Batista de Contagem).
O local ganhou novo piso dos passeios, recuperação das áreas laterais, bancos, mesas, iluminação e mais de 600 árvores, sendo 443 plantadas apenas em 2024. A entrega está prevista para agosto deste ano.
As obras do canteiro central também incluiu intervenções na avenida Prefeito Gil Diniz, cuja a primeira fase da requalificação dos canteiros foi concluída, com melhorias na calçada, mais acessibilidade, piso podotátil, pista de caminhada, entre outros. Um canteiro que também recebeu intervenções foi o da avenida Severino Ballesteros, com troca de todo guarda corpo, aumentando a segurança de quem transita pela via diariamente.
Mais arborização
Além das reformas, o município intensificou os trabalhos de arborização urbana. Desde 2021, foram 15.678 mudas de árvores nativas plantadas em locais estratégicos, como o terminal Ressaca, unidades de saúde, escolas, parques e ao longo de grandes corredores, como as avenidas João César de Oliveira, Francisco Firmo de Matos, Severino Ballesteros, Helena de Vasconcelos Costa, Prefeito Gil Diniz, Pio XII e Dílson de Oliveira. Entre os tipos mais comuns plantados no município estão ipês, sibipiruna, pau-brasil, jatobá e aroeira.
Essas ações de plantio contribuem para o controle da temperatura, melhoram a qualidade do ar e reduzem os impactos ambientais provocados pela urbanização.