Em Contagem, a segurança alimentar, ou seja, a produção, distribuição e consumo de alimentos saudáveis para combater a fome, é uma prioridade. O município tem investido fortemente em políticas públicas de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, com uma rede integrada de cozinhas comunitárias e restaurantes populares. Atualmente, a cidade conta com sete cozinhas comunitárias e três restaurantes populares, que juntos servem aproximadamente 4.320 refeições por dia. No total, são 92 mil refeições por mês e mais de um milhão por ano, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.
O projeto das cozinhas comunitárias, que começou com duas unidades, expandiu para sete pontos de atendimento nos últimos quatro anos, proporcionando a produção de 1.500 refeições diárias.
Na região do Ressaca, a expansão foi de uma para duas unidades, o que possibilitou atender melhor a população local e garantir maior cobertura. A Cozinha Comunitária localizada no Cemei Cândida Ferreira, no bairro Ressaca, é um dos exemplos de como a política pública de segurança alimentar e combate à fome tem se desenvolvido na cidade.
As cozinhas comunitárias são fundamentais para garantir a alimentação e combater a fome de milhares de pessoas na cidade
Fotos: Pedro Mesquita/PMC (1) e Luci Sallum/PMC (2)
A unidade, assim como as demais seis cozinhas comunitárias, não se limita ao fornecimento de alimentos, e também realiza acompanhamento contínuo com as famílias, promovendo a inclusão social e buscando, a longo prazo, a geração de renda, a autonomia financeira e melhoria na qualidade de vida das famílias atendidas. Ao se cadastrarem no Cadastro Único (CadÚnico), elas também têm acesso a outros serviços, como saúde, educação e capacitação para o mercado de trabalho.
A subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda, destacou que as cozinhas comunitárias são um serviço essencial dentro da política de segurança alimentar de Contagem. “Elas são implementadas em territórios de alta vulnerabilidade social e funcionam de forma integrada aos restaurantes populares, garantindo que as refeições cheguem de forma segura aos beneficiados”.
A história do morador do bairro Novo Boa Vista, na Ressaca, Aparecido Oliveira, é um exemplo claro do resultado positivo dessa política. “A cozinha comunitária veio em boa hora. Eu tive um problema de saúde que me impossibilitou de trabalhar, e como moro sozinho, não sabia como me sustentar. Aqui, de segunda a sexta, tenho a tranquilidade de ter o que comer. A refeição é muito boa, dá para dividir em duas refeições, sempre tem carne, e, mesmo com a hérnia, que está me impedindo de trabalhar, posso aguardar minha cirurgia com mais tranquilidade”, compartilhou.
“A Cozinha Comunitária é um exemplo claro de como as políticas públicas podem transformar a vida das pessoas. Ela vai além do simples fornecimento de alimentos, ela dá dignidade e possibilita a inclusão social”, ressaltou a coordenadora do Cras Ressaca, Helenice Silva.
Além das cozinhas comunitárias, os restaurantes populares são uma parte importante dessa rede de apoio alimentar. Com três unidades em funcionamento, eles oferecem refeições diárias.
As unidades dos restaurantes populares estão estrategicamente localizadas em bairros com alta demanda, como Eldorado, Ressaca e Nova Contagem, que também fornece jantar, com horários flexíveis para atender às diferentes necessidades da população mais vulnerável. Este ano, a unidade Ressaca será transferida para o bairro Jardim Laguna, uma mudança que trará melhorias nas instalações, mais conforto para a população e significará uma economia de aproximadamente R$460 mil ao ano para o município, já que não haverá mais custos com aluguel.
Obras do novo Restaurante Popular da Ressaca seguem avançando e, em breve, as novas instalações serão entregues à população - Fotos: Luci Sallum/PMC
Dessa forma, a Prefeitura de Contagem reafirma seu compromisso com a população mais vulnerável, garantindo que a segurança alimentar não seja apenas um auxílio emergencial, mas uma medida contínua e estratégica para promover o fortalecimento da vida comunitária e a transformação social.
“Com mais comida na mesa, garantimos não apenas o sustento, mas também a oportunidade de transformação na vida das pessoas. Estamos falando do acesso a um direito fundamental, basilar. Sem comida, a pessoa não pensa, não se desenvolve, não tem dignidade, não participa da vida social”, enfatizou Cida Miranda.
O sistema de cozinhas comunitárias e restaurantes populares de Contagem é um exemplo de como as políticas públicas podem promover mudanças na vida das pessoas, garantindo não apenas a alimentação, mas também acesso a serviços de saúde, educação e oportunidades de geração de renda. Dessa forma, a Prefeitura está construindo uma cidade mais solidária e justa, onde a segurança alimentar é vista como um direito fundamental e a base para uma vida mais digna e autossuficiente para todos os cidadãos.
Onde as cozinhas estão localizadas?
Onde ficam os restaurantes?
* Restaurante Popular de Nova Contagem - rua Maria José Chiodi, 37 – Nova Contagem
Horário do almoço: 10h30 às 14h
Horário do jantar: 17h às 19h30
* Restaurante Popular Eldorado - rua Madre Margherita Fontanarosa, 420 – Eldorado
Horário do almoço: 10h30 às 14h
Telefone: 3352-2963
* Restaurante Popular Ressaca - alameda das Andorinhas, 265 – Cabral
Horário do almoço: 10h30 às 14h
Telefone: 3331-1375