Entre os dias 11 e 15 de agosto, o Centro Pop Contagem, localizado no bairro Inconfidentes, promoveu a Semana de Formação para o Dia de Luta da População em Situação de Rua. O evento teve como objetivo fortalecer a troca de saberes entre a equipe técnica e os usuários, aprofundando as discussões sobre os direitos dessa população.
Durante a Semana de Formação, os participantes se aprofundaram em temas cruciais para a população em situação de rua. As atividades incluíram o resgate da história do Dia de Luta e do Massacre da praça da Sé, debates sobre as vulnerabilidades enfrentadas por mulheres e idosos, além de discussões sobre a invisibilidade social e a luta por direitos.
Também foram abordados temas como assistência social e direitos, com foco na criação de materiais informativos, e a reflexão sobre o direito de ir e vir, que resultou na organização de um mapa para a passeata, que acontecerá na próxima terça-feira (19/8). (Dia de Luta, celebrado nacionalmente nesta data). Em cada tema, os participantes produziram materiais como faixas e cartazes, transformando a teoria em ação.
De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Raquel Januzzi, a iniciativa reforçou a importância de dar voz e protagonismo às pessoas em situação de rua, fortalecendo sua participação ativa na defesa de direitos e na construção de políticas públicas mais inclusivas. “A participação foi considerada muito positiva, com ampla presença e contribuições relevantes, críticas construtivas e manifestações de respeito e compreensão sobre o que está acontecendo”, destacou.
Todos os participantes receberam um certificado de conclusão de 10h. Um deles, Pandora Black, que está em situação de rua há quase 15 anos, parabenizou e elogiou a iniciativa do Centro Pop de Contagem. “Temos que ser gratos, porque, infelizmente, estamos na rua. E essas pautas, essas palestras, são para lutar e melhorar a vida de quem mais precisa.”
A Semana de Formação demonstrou que, por meio da escuta, do diálogo e da produção coletiva foi possível transformar realidades e garantir que a população em situação de rua seja reconhecida como sujeito de direitos em Contagem.
Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
A data foi criada em memória ao Massacre da praça da Sé, em São Paulo, no ano de 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas. A data simboliza a resistência, a mobilização social e a luta por direitos, dando visibilidade às violências e à exclusão enfrentadas por essa população, além de reforçar a importância da dignidade, da moradia e do respeito.