Desde a noite da última segunda-feira (17/3), as secretarias de Defesa Social, Obras e Serviços Urbanos e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar atuaram, presencialmente e de forma integrada, nas áreas afetadas pelas chuvas, que ocorreram entre o final da tarde e início da noite. As equipes se deslocaram para as áreas atingidas para garantir suporte a todos os moradores, o que é uma prioridade.
Ao longo da noite e madrugada as equipes da Prefeitura de Contagem fizeram atendimento, monitoramento e resposta às ocorrências nas três locais da cidade que envolvem as regiões Industrial, Eldorado e Riacho, cujo número de afetados foi de 126 pessoas. Para atender as famílias atingidas, foram distribuídos 20 colchões, 15 cobertores, 54 frascos de hipoclorito e uma lona.
De acordo com a secretária de Defesa Social, Viviane França, o papel integrado entre as secretarias têm impactado para que não existam números de desabrigados - um levantamento apontou para zero dessa vez -, além das obras que estão surtindo efeito na cidade, principalmente as bacias de contenção. “Além da função preventiva do comitê gestor, a diferença agora é que, mesmo com um volume ainda maior de chuvas, já podemos observar os resultados das ações do governo, como a realização de obras para minimizar danos e prejuízos à população, sem falar que mais uma vez não tivemos desabrigados ou desalojados em Contagem”, destacou.
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos retornou aos locais atingidos na manhã dessa terça-feira (18/3). De acordo com o subsecretário de Limpeza Urbana, João Batista de Lima, as ações foram realizadas tão logo a água abaixou. “Fizemos o serviço de raspagem e limpeza com hidrojato nesta manhã, momento em que já não havia lâmina d’água e foi possível melhorar o trânsito de pessoas e tráfego de veiculos, além de melhorar as condições das vias e de quem mora próximo aos pontos afetados”, destacou.
Recomendações em caso de enchente:
Dicas em caso de problema de abastecimento de água: