Em Contagem, o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no último dia 31 de maio, foi motivo para a realização de várias ações preventivas e de educação em saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde do Trabalhador, e o Procon Contagem realizaram ações educativas e de fiscalização em estabelecimentos comerciais do município.
Conforme explica o diretor da Vigilância Sanitária (VISA), Wilson da Silva Carvalho, os agentes executaram, nesse período, blitzes educativas em bares, restaurantes e casas noturnas para garantir a proteção da saúde de trabalhadores e clientes. “A fiscalização também abrange tabacarias, onde são realizadas a verificação da origem dos produtos comercializados, a regularidade da documentação junto aos órgãos reguladores e se são tomadas medidas de proteção da saúde do trabalhador”, disse.
Como resultado das ações, representantes dos três órgãos, em conjunto com a Guarda Civil, interditaram uma tabacaria clandestina que funcionava sem as documentações necessárias na região Riacho. A origem dos cigarros, charutos, cigarros de palha, fumos de narguilé, entre outros artigos, não foi comprovada no momento da inspeção. Vale ressaltar que para serem comercializados, os produtos de tabaco precisam ter registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em razão das infrações, a loja foi interditada cautelarmente até que a situação seja regularizada.
A fiscalização se iniciou neste período, mas a previsão é de continuidade das atividades como parte do calendário de ações preventivas da SMS.