Durante este mês, a Secretaria de Saúde de Contagem abraça o “Agosto Dourado”, campanha dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Por meio do Núcleo Saúde das Mulheres, Crianças e Adolescentes estão sendo oferecidas oficinas interativas com o tema “Multiplicadores de Ouro: Enfermagem pelo Aleitamento”, voltadas exclusivamente para técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS). As atividades, que estão acontecendo em todos os oito territórios do município, incluem rodas de conversa sobre mitos e verdades sobre amamentação, troca de experiências e reforço sobre o papel desses profissionais no acolhimento às mães.
Para a técnica de enfermagem da UBS Industrial (terceira seção), Fabiana Marcante, a iniciativa é um reconhecimento importante. “Achei muito bacana eles pensarem em nós técnicos, porque somos a porta de entrada para receber essas puérperas. Precisamos falar sobre esse assunto e levar conhecimento para elas”, afirmou.
De acordo com a referência técnica do núcleo, a proposta é fortalecer a amamentação desde a Atenção Primária, onde acontece o primeiro contato das famílias com a rede de saúde. “O objetivo do Multiplicadores de Ouro é incentivar a amamentação na Atenção Primária por meio do acolhimento dos técnicos de enfermagem”, explicou.
Para Ana Paula Neves, técnica de enfermagem da UBS Vila São Paulo, a capacitação é uma oportunidade de aprimorar o cuidado. “Foi maravilhoso, porque é sempre bom aprimorar o nosso conhecimento. Isso é de suma importância, porque a amamentação é vital. Eu oriento as parturientes sobre a importância de buscar informações e técnicas sobre amamentação”.
A Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel estratégico nesse processo. Por estar próxima das famílias, concentra ações fundamentais, como o atendimento no quinto dia de vida do recém-nascido. Nesse momento, os técnicos em enfermagem são essenciais no acolhimento das mães e dos bebês, na prevenção do desmame precoce e em oferecer orientações humanizadas.
“Ao reconhecer esses profissionais como multiplicadores de boas práticas em aleitamento humano,
a rede de saúde de Contagem fortalece o cuidado integral à criança e valoriza o trabalho em equipe dentro da APS”,
Fernanda Carvalho, superintendente de Atenção Primária à Saúde
O que é Agosto Dourado?
Instituída pela Lei Federal 13.435, de 12 de abril de 2017, a campanha Agosto Dourado tem a cor como símbolo do “padrão ouro” de qualidade do leite materno, alimento completo, rico em vitaminas e nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê.
Até os seis meses de vida, o leite materno é tudo o que a criança precisa para crescer com saúde e afeto. Mais que nutrição, é um gesto de amor que fortalece o vínculo entre mãe e filho e contribui para a prevenção de doenças.