O evento é um dos principais pontos de apoio e fomento à formalização dos microempreendedores individuais do município

O mês de maio, em Contagem, vai ser marcado por muitos encontros durante a 3ª edição dos trabalhos itinerantes do Centro de Referência do Empreendedor de Contagem (Crec), um dos principais pontos de apoio e fomento à formalização dos microempreendedores individuais da cidade. O Crec percorrerá as oito regiões entre os dias 7 e 28/5, em ação coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), com o apoio da Secretaria Municipal de Governo (Segov). O evento faz parte da política de descentralização do acesso aos serviços públicos da Prefeitura de Contagem.

No período em que estiver em cada uma das regiões, a equipe da Sedecon orientará empreendedores informais sobre a importância da sua regularização, para a melhoria do seu próprio ambiente de negócios.

Outra importante vantagem da formalização é ter acesso a um CNPJ, com o qual o microempreendedor passa a emitir nota fiscal para a venda dos seus produtos ou para a prestação dos seus serviços às grandes empresas, prefeituras, governos estaduais e, até mesmo, para o governo federal. Tudo isso de forma rápida, simples e descomplicada.

A equipe da Sedecon também prestará esclarecimentos acerca dos trabalhos desenvolvidos pelo próprio Crec, no apoio aos microempreendedores do município. Exemplos disso são as capacitações gratuitas, oferecidas por meio de parcerias com instituições de ensino e demais entidades associadas; serviços de consulta de viabilidade de atividade econômica; emissão das guias de recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização ou de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI); declaração anual do simples nacional, entre outros.

Confira o calendário do atendimento do Centro de Referência do Empreendedor nas regionais:

Autor: jornalista Guilherme Jorgui / Edição: João Cavalcanti