Em um evento de sucesso, milhares de mulheres passaram pelo Big Shopping, no último sábado (22/3), e tiveram a oportunidade de participar do “Elas conexões: empreendedorismo e empregabilidade”. Promovido pela Prefeitura de Contagem, a ação reafirma o compromisso do poder público em promover a igualdade e oportunidades, além de apoiar as mulheres em sua jornada profissional. As participantes aproveitaram uma programação diversificada, que incluiu palestras, rodas de conversa e tendas de serviços, com a oferta de mais de 700 vagas de emprego, além da presença de empreendedoras da cidade.
A potência do evento sinaliza o avanço do trabalho em rede que dá um passo à frente no fortalecimento e protagonismo das mulheres. A autonomia financeira, enfrentamento à violência contra mulher e o engajamento delas são alguns dos eixos das políticas das mulheres no município. A ação faz parte da programação do mês da mulher, celebrado em março, com o intuito de promover a igualdade de gênero e garantir que homens e mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades.
“É importante termos um olhar diferenciado para as mulheres. Precisamos de uma atenção especial, porque nós lutamos muito pela nossa autonomia.
E a autonomia significa ter e gerar renda, cuidar do nosso próprio negócio, da nossa vida e da vida da nossa família.
Com políticas públicas eficientes e eventos como esse, seguimos construindo uma Contagem
mais justa, inclusiva e com mais oportunidades para todas”.
Prefeita Marília Campos
O público presente pôde conversar diretamente com os empregadores, mostrando suas habilidades e interesses. Fotos: Adelcio Ramos/PMC
O “Elas conexões” ofertou mais de 700 vagas para as mulheres que desejam uma recolocação no mercado de trabalho ou que buscam o primeiro emprego. As vagas foram para diversas funções, como, por exemplo, de fiscal de loja e operador de loja, de mais de 50 empresas, sendo que dez delas estavam com seus representantes no local para realização da entrevista e possível contratação.
Gabriela Lima, 32, disse que esse foi o maior evento de mulheres que já participou. A jovem, que está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, ficou sabendo da ação por meio do Instagram da Prefeitura. ”Participar deste grande evento foi uma experiência incrível para mim. Acredito que ações como esta são fundamentais para quem, como eu, está em busca de uma nova chance e quer mostrar seu potencial. Fiz algumas entrevistas e estou animada e esperançosa, pois acredito que cada conversa e cada contato pode me levar mais perto do meu objetivo”.
Ao longo do dia, as empreendedoras da cidade e da Economia Solidária tiveram a oportunidade de apresentar e vender seus produtos e serviços. Um exemplo disso foi moradora do bairro dos Amendoeiras Lucinéia de Castro Silva, 46. Ela participa da Economia Solidária há um ano. A contagense vende sabonetes artesanais e fragrâncias para ambientes e veículos, além de chaveirinhos perfumados para o público infantil. “Amo o que faço. Para mim é uma terapia trabalhar com artesanato. Trabalhar em um gigante evento como esse é muito gratificante para mim. É muito bom ver tantas mulheres em prol de um só objetivo, que é a independência financeira”.
Já a dona da clínica Perfil Estética, Fabíola Sant Anna, 49, elogiou as políticas públicas para as mulheres promovidas pelo atual governo. “Tenho minha empresa há 17 anos e acho que nunca é pouco para divulgarmos. Foi muito importante participar de um evento tão grandioso e participativo que reúne as mulheres de Contagem em um local que teve tantas oportunidades de trabalho, saúde, segurança, orientações e beleza”, frisou.
Serviços
Entre os serviços disponíveis, estava um mamógrafo móvel, CadÚnico, o Espaço Bem-Me-Quero Itinerante e o Procon. Todas oferecidas gratuitamente. O público também contou com orientação jurídica, orientação de carreira, montagem de currículo, tira dúvidas sobre entrevistas, dicas e ações de proteção à mulher, serviço com assuntos de saúde, beleza e estética, além de diversas oficinas.
A moradora do bairro Oitis, Maria do Carvalho, 57, contou da dificuldade de fazer o procedimento e de participar de eventos como este durante a semana, devido ao trabalho. “Esse evento, principalmente sendo em um sábado, é muito bom, ainda mais de forma gratuita. Fui muito bem atendida e só tenho elogios a toda a equipe do mamógrafo e dos demais serviços.
O Mamógrafo Móvel distribuiu 15 senhas para o atendimento de mamografia. Dona Maria foi uma das atendidas pela iniciativa. Fotos: Adelcio Ramos/PMC
O evento foi realizado pelas secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Faculdade UNA.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos