A Prefeitura de Contagem, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, promoveu, no último sábado (29/3), uma oportunidade de 120 vagas de trabalho aos jovens da região Ressaca. A iniciativa integra o Projeto “Ação Jovem”, que visa ingressar adolescentes e jovens profissionais ao mercado de trabalho. Os interessados realizaram as inscrições na Administração Regional Ressaca.
De acordo com o conselheiro estadual e representante da Cruz Vermelha Brasileira, Christian Volanich, muitos jovens marcaram presença no local para realizarem os cadastros. Ele explicou que “a ação é focada em vagas que parceiros da Cruz Vermelha, filial Minas Gerais, já nos disponibilizaram”. “Todos os cadastros vão para um banco de dados, pois o nosso interesse é proporcionar o maior número de vagas, ingressando novos profissionais no mercado de trabalho”, disse.
O educador da Cruz Vermelha Brasileira, Warlison Júnior, destacou que os selecionados passam por um treinamento antes de iniciarem os trabalhos. “A nossa ideia principal é que o jovem passe pela nossa triagem inicial, que é essa inscrição. Depois ele vai para a triagem socioeconômica e, possivelmente, psicológica. Depois segue para um curso, no qual tem uma formação humana e uma formação tecnológica. Com isso, nosso trabalho, realizado com apoio da Prefeitura, mudará realidades”, afirmou ele.
Para o administrador regional Ressaca, José Carlos Menezes, a parceria com a Cruz Vermelha representa o compromisso de promover políticas públicas para a comunidade: “Levar oportunidades aos jovens é cuidar do presente e investir no futuro. Com essa iniciativa, reforçamos que Contagem está de portas abertas para projetos que têm o poder de transformar a vida da população. Deste modo, juntos, construímos uma cidade mais justa e acolhedora para todos”.
Oportunidade por meio da educação
Além da administração regional, o Conselho Tutelar do Ressaca esteve presente durante as ações para apresentar seu trabalho e entregar uma cartilha educativa sobre o que é o trabalho infantil. A conselheira, Juliana Mesquita, ressaltou que o órgão tem o papel de orientar. “A iniciativa promove uma oportunidade de crescimento para os jovens se inserirem no mercado de forma correta, por meio de uma ação séria e dentro da lei. Com isso, cria uma perspetiva de um futuro melhor para a população”, falou.
O morador da região Ressaca, Edcarlos de Oliveira, acompanhou seu filho, Everton Lucas, 16, nas inscrições. Para ele, essa ação é um exemplo a ser seguido. “A partir desse projeto, os jovens terão a oportunidade do primeiro emprego. Com isso, eles poderão trilhar o melhor caminho, criando mais responsabilidade e se tornando cidadãos trabalhadores e corretos", relatou. “O apoio da Prefeitura é fundamental, pois faz com que a ação seja acessível. Como pai, acho que sociedade precisa mais disso, o mundo abre portas para muita coisa errada e a educação e oportunidade tem poderes transformadores”, completou.