04 MAI 2024
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada incentiva parcerias público-privadas contra a corrupção
Foto: Rodrigo Clemente
A Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM-BH), realizou evento que abordou uma série de temas importantes, como o "Pacto Brasil pela Integridade Empresarial" e a "Análise de Riscos de Terceiros: Emendas Impositivas e Avaliação de Integridade". A Prefeitura de Contagem esteve presente

Com compromisso com a transparência e a integridade empresarial, Contagem esteve presente à 3ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, que teve como foco a integridade do serviço público e as práticas contra a corrupção. O evento reuniu representantes do setor público e privado na missão de fortalecer a aplicação da Lei Anticorrupção em todos os níveis governamentais, compartilhando conhecimentos e estratégias integradas.

Nicolle Bleme, Controladora-Geral do Município

Na representação de Contagem esteve a Controladora-Geral de Contagem, Nicolle Bleme, que destacou o papel importante  da cidade quanto à promoção da ética nos negócios e no combate à corrupção. Ela disse, ainda, sobre a importância da presença do município na reunião e algumas das ações realizadas na cidade. "Contagem sempre se destaca nessas reuniões devido ao nosso controle interno sólido e às iniciativas de integridade e conformidade, tanto no âmbito público quanto no privado. Além disso, colaboramos em rede, especialmente com a Controladoria-Geral da União e as controladorias das capitais e dos Estados".

Durante o encontro, as discussões se estenderam para questões relacionadas à avaliação de programas de integridade e à apresentação da proposta de decreto de regulamentação da Lei nº 14.133/2021 pelo Poder Executivo Federal. Além disso, também foi debatido o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, que é uma iniciativa da CGU e visa incentivar empresas atuantes no país a assumirem publicamente o compromisso com a integridade empresarial, que demonstra o papel crucial do setor privado na promoção de práticas éticas e transparentes, alinhadas aos mais altos padrões de governança corporativa.

"No ano passado, lançamos nosso plano de integridade, que foi um dos compromissos internacionais assumido na Open Government Partnership (OGP). Desde 2018, temos implementado ações de compliance privado, incluindo o reconhecido selo de integridade, uma iniciativa premiada nacionalmente", destacou Nicolle.

Além da Controladora-Geral de Contagem, o evento contou com a participação do Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata; o Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle; o Secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna; o Controlador-Geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz; e outras autoridades.

Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada

Por meio do compartilhamento de experiências e capacitação entre os participantes, a Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada busca promover uma articulação integrada e cooperação técnica, visando a atuação alinhada e sinérgica dos diversos entes federativos. Assim, deseja promover a conciliação na formalização de acordos de tolerância, padronizar as diretrizes para a avaliação de programas de integridade e impedir a redundância de procedimentos administrativos de responsabilização em relação ao mesmo acontecimento.

Autor: Wendell Rafael / Edição: João Cavalcanti